Chuvas no Sul de Minas Gerais atrasam a colheita


Café: chuvas atrasam colheita e comprometem qualidade do café no Sul de Minas. De cada 10 sacas recebidas pela Cooxupé, 6 são de produto de boa qualidade. Tradicionalmente essa relação é de 10 sacas recebidas para 8 de boa qualidade.




O excesso de chuvas no sul do estado de Minas Gerais está atrasando e consequentemente prejudicando a qualidade dos grãos. Segundo levantamento realizado pela Cooxupé, até a última sexta-feira (27), os produtores da região já tinham colhido cerca de 52% da safra.

Para o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, comparado com o mesmo período em anos anteriores, o índice era de 65% de café colhido. Esse período chuvoso atrapalhou a evolução da colheita e prejudicou a qualidade do café.

No cerrado mineiro o comprometimento da safra foi pequeno, diferentemente, do sul do estado, onde o percentual foi maior. Segundo Paulino, normalmente a Cooperativa recebe 80% de café fino, no entanto este ano, devido às chuvas, os números chegam a 60%. Os 40% restantes é um café médio ou de pior qualidade.

Em decorrência dessa situação, as cotações apresentam quedas. “A volatilidade no mercado está muito grande, os preços variam entre R$ 420,00 e R$ 450,00. Os custos de produção também subiram, em função do aumento da cotação da mão de obra”, explicou Paulino.

A perspectiva do setor é que a colheita seja finalizada no mês de setembro, e a expectativa da safra é de mais de 5 milhões de sacas de café. “Quando terminar a colheita é que saberemos o rendimento e produtividade da safra, mas de qualquer forma a produtividade já é menor, finalizou o presidente.


Fonte: Notícias Agrícolas // Aleksander Horta / Fernanda Custódio

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.