04/09/2015
Após uma recente chuva de granizo registrada em municípios do Sul de Minas, entre os dias 25 e 26 de agosto, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) alerta para novas possibilidades de ocorrência do granizo.
As altas temperaturas previstas em dados analisados pelo pesquisador da Embrapa e Epamig na área de Agrometeorologia e Climatologia, Williams Ferreira, podem prevalecer no próximo trimestre. A probabilidade é de 70% de que a temperatura para todo o Brasil fique acima da média normal para o período no próximo trimestre, com exceção das regiões sul e oeste do Rio Grande do Sul.
O estudo adverte, contudo, que apesar da uma primavera ‘quente’, ainda não há indicativo de que o próximo verão será de temperaturas acima da média do período. Já em locais que incluem a porção oeste de São Paulo e do Paraná poderão apresentar anomalias negativas de temperatura, ou seja, as temperaturas nesses estados poderão ficar abaixo do valor médio normal esperado para o mês.
As chuvas fortes também podem ser impulsionadas por outro fenômeno, o El Niño. Segundo Williams Ferreira, considerando a ocorrência do fenômeno e as temperaturas elevadas já no mês de setembro, “poderá já no início desse mês ocorrer chuvas intensas isoladas com ocorrência de granizo e ventanias principalmente na região de transição, onde ocorre o encontro das massas de ar frias, provenientes do Sul do continente, com as massas de ar quente provenientes da região equatorial, as quais costumam ficar estacionadas na região central e em parte da região Sudeste do Brasil”.
Em sua análise, o pesquisador alerta que no caso específico do Estado de Minas Gerais, já no início de setembro aumenta a probabilidade de ocorrência de chuvas isoladas com granizo. Os locais com maior probabilidade incluem importantes regiões cafeeiras, como em Araxá e Patos de Minas, ambas no Cerrado Mineiro, em todo oSul de Minas e na região de Juiz de Fora na Zona da Mata Mineira.
Fonte: CaféPoint.