Chuvas beneficiam plantações de café no Sul de Minas

26 de janeiro de 2012 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

EPTV.com  Caminhos da roça
 
Precipitação é essencial nesta época do ano. Produção deve bater recorde histórico em 2012.
 


As chuvas nos últimos dias em regiões cafeeiras do país têm sido benéficas para as lavouras, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A precipitação é essencial nesta época para o enchimento dos grãos e contribui para a perspectiva de recorde de safra do café para este ano.
 
Segundo César Botelho, coordenador do Núcleo Tecnológico do Café da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), pode haver prejuízo nas plantações mais novas devido à evasão de nutrientes e à diminuição da proteção do solo decorrentes do escoamento das águas pela lavoura, mas isso não deve comprometer a safra total. “O produtor ainda pode adotar medidas preventivas de conservação do solo, como manejar o mato, levantar terraços emergenciais e bacias de contenção”, afirma.
 
A previsão é de que em 2012, ano de alta bienalidade conforme a característica do grão, que tem produções maiores e menores em anos alternados, o Estado alcance uma produção maior do que na alta bienalidade anterior, ocorrida em 2010.
 
Em Itamogi, na região sul de Minas Gerais, houve prejuízos por conta da chuva de granizo que aconteceu nos últimos 30 dias. A chuva atingiu 17% da área de produção e a perda estimada foi de 10 mil sacas de café, um prejuízo de mais de R$ 5 milhões. O município, que tem 90% da economia baseada nos cafezais de pequenos produtores, esperava colher cerca de 170 mil sacas nesta safra.
 
Safra 2012
 Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o país deve colher entre 48 e 52 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado. O crescimento pode chegar a até 20% na comparação com a safra anterior. O resultado confirma que este ano será a maior safra já produzida no Brasil, superando o recorde de 48 milhões de sacas colhidas no período de 2002/2003.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.