SÃO PAULO, 17 de novembro de 2005 – A chuva bem distribuída que cobriu grande parte dos estados do Centro-Oeste e do Sudeste durante a última semana promoveu o cultivo das principais culturas da safra de verão, principalmente da soja, além dos cafezais en
O volume de precipitação no período variou entre 25 e 50 mm na maior parte de GO, do MT, do ES e de MG, o que aumentou as reservas de umidade do solo para a transição entre as fases de germinação e de estabelecimento das lavouras de soja.
Entre os estados do PR, de SP e do MS, a chuva de até 25 mm permitiu o progresso dos trabalhos de campo da safra de verão, especialmente da soja e do milho, e o crescimento de culturas perenes, como a laranja e o café.
Já nas áreas produtoras de soja do Nordeste do país (entre o PI e o oeste da BA) e no TO, as pancadas chuva no decorrer da semana melhoraram os níveis de umidade do solo para o cultivo da safra de verão.
Segundo o analista independente “Safras e Mercado”, o plantio nacional da soja atingiu 47% da área destinada à cultura até o dia 11 de novembro, o que representa um ligeiro atraso de quatro pontos percentuais em relação à safra passada. (Redação – INFOTempo – Especial para InvestNews)