Chuva de granizo atinge lavouras de café de três municípios São Gotardo, Santa Rosa da Serra e Campos Altos
Uma tempestade perfeita, se considerarmos que os produtores rurais da região de São Gotardo, após terem passado por uma seca prolongada que já dura mais de 100 dias, com muitas nascentes de água secando, e tendo algumas áreas terem sido atingidas pelas geadas no mês de julho. Agora tivemos uma forte chuva de granizo de forte intensidade, atingiu na tarde deste sábado (25/09), uma grande faixa nos municípios de Campos Altos, Santa Rosa da Serra e São Gotardo.
Relatos de produtores dão conta que a chuva de granizo atingiu lavouras a 30 km da cidade de São Gotardo, com maior intensidade na região da divisa dos municípios de Santa Rosa da Serra com São Gotardo e Campos Altos, nas localidades de Cerca Velha, Morro do Volta houve um grande estrago, destruindo lavouras de cenoura, abacate e café.
”Foi perda total da safra”, disse Renato Dantas, produtor rural e presidente da Cooperativa Agropecuária de Campos Altos (Capeca). Situada próximo a São Gotardo, a propriedade dele tem 140 hectares e 1 milhão de pés de café. Com 27 anos de atuação na região, o produtor nunca havia visto algo parecido por ali.
Lavouras de café que já estavam depauperadas pela seca, perderam uma grande parte de suas folhas, e perderam com o granizo além de danificar as folhas do cafeeiro, também danificou a frutificação que seria responsável pela produção de café no ano de 2022. Estas lavouras mais afetadas terão um ano de safra zero, e só produziram de forma significativa no ano de 2023.
Lavoura de café atingida pela chuva de granizo no Morro do Volta município de São Gotardo
As fotos mostram a situação das lavouras de café um dia após a chuva de granizo, com um grande desfolhamento.