12/11/2014
Em Cabo Verde, chuva dos últimos dias deixou as lavouras branquinhas.
Flor é sinal de boa produção e encanta os produtores.
Thalles Bruno
Do Globo Rural
Produtores de café do sul de Minas Gerais estão mais otimistas com a próxima safra. A chuva dos últimos dias, favoreceu a terceira florada e deixou os cafezais pintados de branco.
No município rodeado pelos cafezais, os moradores já perceberam um aroma diferente no ar. As flores brancas transformaram a paisagem nas lavouras de Cabo Verde.
O produtor Murilo Ferreira abre até as janelas para deixar a sede da fazenda perfumada.
A terceira e principal florada veio tarde, um mês depois do previsto. O engenheiro agrônomo da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé, Franscisco Coutinho, explica que a demora foi provocada pela falta de chuva. Números da Estação Climatológica da Cooxupé indicam que do início do ano até o dia 31 de outubro choveu apenas 760 milímetros em Cabo Verde, o que corresponde a 38% do volume registrado durante todo o ano de 2013.
A chuva dos últimos dias ajudou a revelar a beleza. Além de trazer uma agradável sensação para os olhos e perfumar o ambiente, a florada também deixa o produtor mais otimista com a safra do ano que vem.
Na área de 15 hectares, Murilo está animado com a produção esperada, de até 500 sacas. “A flor é sinal de boa produção. Esperamos que volte a chover daqui pra frente”, diz.