Nas últimas 24 horas grande parte das áreas produtoras de café tiveram pancadas de chuva, como no norte do Paraná, a Mogiana, o sul de Minas Gerais e em ponto isolados de Rondônia.
Os maiores acumulados foram em Guaxupé-MG, com 89mm nesse período, e de 70,1mm em Itapeva, MG, segundo dados do CEMADEN. No sul da Bahia a chuva ocorreu de maneira mais isolada e fraca, mais na faixa litorânea.
No Espírito Santo ventou mais no sul do estado ontem, mas a maioria do estado teve
tempo firme. Ressalta nesse início de janeiro choveu bem no norte do Paraná e entre São Paulo e Minas Gerais, e só em 5 dias foram mais de 150mm no sul de Minas Gerais, como em Itapeva e Guaxupé.
E essas chuvas têm atrapalhado os tratos culturais, como a adubação das lavouras. E até o início da semana que vem são esperadas mais chuvas, constante, frequentes e volumosas, que passam facilmente dos 80 mm entre norte do Paraná, São Paulo, sul e cerrado de Minas Gerais.
Em Rondônia, a chuva fica entre 30 a 80mm e entre Espírito Santo e sul da Bahia, entre 10 e 50 mm no período, mas boa parte dessa chuva ocorrerá nesta quinta e sexta. Especialmente em Minas Gerais, podendo ocorrer em parte do estado de SP, há condição de invernada com temperaturas mais baixas do que o normal, a partir do final desta semana. Isso segue mantendo condição para doenças fúngicas e dificulta trabalhos de campo.