Um bloqueio atmosférico mantém as frentes frias chuvosas distantes das áreas de café.
Mesmo o oeste de São Paulo e norte do Paraná, que vinham registrando precipitação mais intensa, também passarão por um período com acumulados mais baixos.
Além da chuva fraca, a temperatura permanecerá mais elevada que o normal com desvios de até 6°C.
A umidade do solo diminui gradativamente nos próximos dias, mas a quantidade de água ainda está em nível razoável para o desenvolvimento no sul de Minas Gerais, Cerrado e Mogiana. Por outro lado, a umidade do solo está baixa na Zona da Mata, Espírito Santo e sul da Bahia.
Entre 4 e 10 de fevereiro, percebe-se mudança da posição da chuva. Enquanto o Rio Grande do Sul receberá menos chuva que o normal, o Estado de São Paulo receberá chuva acima da média.
Com o avanço das frentes frias mais para norte, a quantidade de chuva também aumentará em Minas Gerais e no sul do Espírito Santo no decorrer do primeiro decêndio de fevereiro.
Um bloqueio atmosférico mantém as frentes frias chuvosas distantes das áreas de café
Somente entre o norte do Paraná e a Alta Paulista, estima-se acumulado acima dos 50mm nos próximos sete dias. Na Mogiana, Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia, choverá menos de 20mm.
Além da chuva fraca, a temperatura permanecerá mais elevada que o normal com desvios de
até 6°C. A umidade do solo diminui gradativamente nos próximos dias, mas a quantidade de água ainda está em nível razoável para o desenvolvimento no sul de Minas Gerais, Cerrado e Mogiana. Por outro lado, a umidade do solo está baixa na Zona da Mata, Espírito Santo e sul da Bahia.
A partir da terça-feira da próxima semana, pancadas de chuva intensificam sobre a Região Sudeste. Estimam-se mais de 50mm no Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais e Cerrado até o dia 09 de fevereiro. No Espírito Santo e sul da Bahia, o acumulado permanecerá abaixo dos 20mm, enquanto na Zona da Mata estima-se algo entre 20mm e 30mm.