Não é possível saber ao certo qual foi a origem do chá verde, mas conta uma lenda chinesa que no ano 2737 a.C., o imperador Shen Nung descansava sob uma árvore quando algumas folhas caíram em uma vasilha de água que seus servos ferviam para beber. Atraído pelo aroma, Shen Nung provou o líquido e adorou. Nascia aí, o chá.
A planta que esta se tornando uma febre tem grandes méritos para tal fama. Provenientes da Camellia sinensis, originária da China e da Índia ela é considerada atualmente uma aliada da saúde por ser rica em flavonóides – substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.
Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. Mas com certeza um dos benefícios mais buscados pelos fãs do chá é que ele acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal.
Para completar, os benefícios da planta não acabam por ai, pesquisadores acreditam ainda que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. E como se não bastasse, comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal e regeneram a pele.