Cerveja e cachaça de café conilon são lançadas em Conferência Internacional no Espírito Santo

14 de junho de 2012 | Sem comentários Especiais Mais Café

Nove entre dez brasileiros adoram um cafezinho. A paixão pelo grão é tão grande que existem no mercado diversos drinks, frios ou quentes, à base da bebida.

E que tal experimentar uma cerveja e uma cachaça saborizadas com café conilon? As novidades foram lançadas no Espírito Santo, durante a Conferência Internacional de Coffea canephora, que comemora os 100 anos de cultivo do conilon no Estado.

As bebidas foram batizadas de Robusta, nome dado ao conilon no mercado internacional, e são produzidas com apoio do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil).

O grão utilizado na formulação é cultivado em São Gabriel da Palha, no Noroeste capixaba, município considerado um dos principais produtores de conilon do País.

A cerveja, de médio teor alcoólico (4,5%), é uma criação do mestre cervejeiro Flávio Barone, da Casa do Cervejeiro. Segundo ele, a Robusta é uma bebida do tipo porter – típica do Reino Unido, com agradável sabor amargo –, produzida com matéria-prima importada da Europa.

“É um estilo de cerveja muito complexo, especialmente o sabor, que traz notas de chocolate e malte torrado. No caso da Robusta, essa complexidade aumentou significativamente devido à adição de café conilon em sua formulação”, explica o mestre cervejeiro.

Barone destaca que, como uma cerveja gourmet, ela deve ser apreciada sozinha, após as refeições, ou pode ser harmonizada com sobremesas, em especial aquelas à base de café ou chocolate.

Já a Cachaça Robusta combina muito bem com chocolate amargo e sorvete de creme, além de servir para a preparação de sobremesas à base de café.

“Mas degustá-la pura, como digestivo, também é excelente!”, afirma o cachacier Adwalter Menegatti, proprietário da Cachaça Santa Terezinha e responsável pela formulação da bebida.
Menegatti conta que a cachaça foi produzida com grãos de conilon pouco torrados e uma calda especial, cuja receita o especialista guarda a sete chaves.

“O grão mais cru é macerado com a aguardente de cana, o que permite obter uma bebida mais intensa, garantindo o sabor suave e levemente adocicado da Robusta, sem a necessidade de adicionar conservantes ou corantes”, explica Menegatti, ressaltando que se inspirou nos 100 anos de cultivo do conilon no Espírito Santo para criar o produto.

As bebidas Robusta podem ser adquiridas na Casa do Cervejeiro e na Cachaça Santa Terezinha, no HortoMercado, em Vitória.
 
 
Serviço
 


Onde comprar


Casa do Cervejeiro: (27) 3315-5891


Cachaça Santa Terezinha: (27) 3325-3175
 
Sobre o conilon capixaba


O Espírito Santo é o maior produtor brasileiro de café conilon, sendo responsável por 76% da produção nacional. No mundo, ocupa a segunda posição no ranking, com 20%, atrás apenas do Vietnã.
A produção capixaba era de 200 mil sacas na década de 70 e, neste ano, deve saltar para 9,36 milhões de sacas.
São 692 milhões de pés de café conilon no Estado, 78 mil famílias que vivem do cultivo da espécie e 40 mil propriedades produtoras. A cultura dessa espécie de café está presente em 65 dos 78 municípios capixabas.
 
Fonte: Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.