Cercosporiose do café ou Mancha de Olho pardo ou Olho de Pomba

CERCOSPORIOSE OU MANCHA DE OLHO PARDO  

(CercosporaCercospora em café.JPG (14823 bytes) coffeicola)
É uma enfermidade que ataca as folhas e frutos em desenvolvimento. Os maiores prejuízos ocorrem em mudas e plantios novos, principalmente em regiões com deficiência hídrica.
Os sintomas da doença constituem-se de pequenas manchas circulares, de coloração marrom escura, tendo no centro uma lesão cinza claro, com anel arroxeado ou amarelado em volta; tem a aparência de um halo. Nos frutos aparecem no início, permanecendo até o seu amadurecimento, Ficando a casca aderente a semente e em casos de ataque, causa o chochamento.


As principais causas do aparecimento da cercosporiose, são a deficiência nutricional (por formação de mudas em substratos pobres), excesso de insolação e queda de temperatura. No campo, os plantios efetuadas tardiamente, com falta de água e de uma nutrição adequada, favorecem o ataque da doença.


Cercospora.JPG (14163 bytes)Plantas com deficiência nutricionais, especialmente de nitrogênio, são mais atacadas pela doença, sendo que essas deficiências podem ser provocadas por falta de umidade no solo. Nos viveiros os danos maiores são devidos à redução da área foliar e da desfolha, que deixam as mudas raquíticas. As plantas jovens, no campo, têm seu desenvolvimento retardado devido a desfolha e a seca de ramos laterais, especialmente após a primeira produção. A doença provoca ainda a queda prematura dos frutos, que ocorre nos vários estágios do seu desenvolvimento. A maturação torna-se acelerada, aumentando o número de grãos chochos e mal granulados, depreciando o tipo e a bebida do café e prejudicando o rendimento da colheita. O controle é realizado na medida das necessidades, pulverizando as plantas com um dos seguintes produtos: Folicur 250 pm, Benlate, Dithane, Cercobin, Manzate ou Tilt.


 


Cercosporiose ou Mancha de Olho pardo ou Olho de Pomba



A cercosporiose é uma doença causada pelo fungo Cercospora coffeicola (Berk e Cooke) que ataca folhas e frutos, causando prejuízos em mudas e em plantações no campo, principalmente em cafezais jovens (até terceiro ano) e em regiões com falta de água. A doença se apresenta nas folhas, iniciando-se com pequenas manchas circulares de coloração marrom-escura, que crescem rapidamente, ficando o centro das lesões cinza-claro, com um anel arroxeado ou amarelado em volta da lesão, o que lhe confere a aparência de um olho. Algumas lesões são bem escuras e não formam o centro claro, dando origem ao que se chama cercospora negra, o que deve estar relacionado com outra raça de fungo. As lesões variam muito de tamanho, desde poucos milímetros, no início, até 1 cm no final, podendo-se observar, nessa fase, no centro das lesões, pequenos pontos pretos, que são as frutificações do fungo. As folhas atacadas caem rapidamente, ocorrendo desfolhas e secas de ramos (Die Back). A desfolha é causada pela grande produção de etileno no processo de necrose, sendo que basta uma lesão por folha para causar sua queda.

Nos frutos, as lesões começam a aparecer quando estão ainda pequenos, aumentando o ataque no início de sua granação, sendo que as lesões permanecem até o amadurecimento do fruto. As lesões são a principio pequenas, de cor marrom-claro ou arroxeadas, deprimidas, e crescem no sentido polar do fruto, com maior incidência nos ramos expostos ao sol. As manchas velhas são deprimidas, escuras e de aspecto ressecado, fazendo com que a casca, nessa parte, fique aderente à semente, o que em ataques mais severos, causa o seu chochamento


Fontes:


– Cultura de Café no Brasil Novo Manual de Recomendações (Matiello, Santinato, Garcia, Almeida e Fernandes).


– Floresta Site http://www.florestasite.com.br/ferrugem.htm

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.