09/12/2014
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgou nesta terça-feira (9), estimativa para diversas culturas no próximo ano. Segundo o centro de pesquisas econômicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), campus da Universidade de São Paulo (USP), em 2015 o agronegócio pode crescer 2,8%.
No entanto, para o café, as expectativas não são tão otimistas na safra 2015/16. A forte estiagem reduziu em torno de 10% a produção da atual temporada. Para a próxima safra, produtores também estimam nova baixa da oferta de arábica, com as lavouras ainda sob os efeitos da seca, diz o relatório.
Já a produção de robusta deve aumentar com condições climáticas favoráveis. Mesmo assim, os estoques nacionais e mundiais de café devem diminuir ainda mais no final do ciclo 2015/16. Paralelamente, espera-se avanço da demanda motivada pela recuperação econômica dos principais países consumidores de café.
Sob este cenário, a perspectiva para 2015 é de preços firmes para as duas variedades, com alguma elevação frente a 2014 – bem distantes dos preços baixos de 2013. As informações são do Cepea.
Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas