CEC vai abrigar pós-graduação exclusiva do café
André Luiz Costa com Rafael Pires
14/05/2009 – Patrocínio vai ter um curso de pós-graduação exclusivo para a área do café. O lançamento da pós-graduação “Gestão do Agronegócio Café” foi feito nesta quarta-feira (13) no Centro de Excelência do Café através da Fundaccer (Fundação de Desenvolvimento do Café do Cerrado). Esteve na cidade Samuel Giordano que é coordenador do curso da Universidade de São Paulo (USP). Antes do lançamento da pós, ele ministrou uma palestra abordando a pós-colheita de café.
“Nós estamos em uma fase de pré-colheita, muito importante para o café, então viemos falar do segredo para manter a qualidade do café principalmente no tratamento da pós-colheita”, explica Giordano.
Ele confirmou a parceria para a implantação da pós em Patrocínio. “Estamos lançando essa parceria com a Fundaccer e a Universidade do Café Brasil para iniciarmos nosso curso de pós-graduação e especialização na gestão no café”. O curso deve começar em 31 de julho próximo.
A pós será ministrada pela Universidade do Café Brasil instituída pela Illy Café, torrefadora italiana, em parceria com a Fundaccer.
“É um curso inédito na região do cerrado. É um curso lato sensu, uma especialização. Todos os professores são da USP (Universidade Federal de São Paulo) e alguns profissionais do mercado também. Terá duração de um ano”, explica Juliano Tarabal, superintendente da Fundaccer.
A turma será de no máximo 50 alunos e as aulas vão acontecer no Centro de Excelência do Café, de 15 em 15 dias, às sextas e sábados. As inscrições começarão a ser feitas em junho na Fundaccer, Expocaccer e Acarpa.
Tarabal diz que a demanda é muito grande e devem vir alunos de toda região para participar do curso. Porém, ele acrescenta que não é possível antecipar se essa pós-graduação será permanente. “Não vou dizer que não vai acontecer mais, só que a gente vai sim tentar trabalhar com cursos de pós-graduação principalmente na área do café. Contudo, esse de ‘Gestão do Agronegócio do Café’ não posso precisar quando ele voltará a ser ministrado”.