Cecafé promove sustentabilidade e qualidade dos cafés do Brasil na China

Conselho apresentou dados da cadeia produtiva, trabalhos voltados à inclusão social e digital e também relacionados ao monitoramento socioambiental da atividade

20 de maio de 2024 | Sem comentários Comércio Mercado

Apresentar os projetos de sustentabilidade dos cafés do Brasil, dados da exportação, posição no mercado global e fortalecer a representatividade do país na China. Esses foram os objetivos da participação do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), em parceria com a Embaixada do Brasil em Pequim e o Consulado Geral do Brasil em Shanghai, na China International Fair for Coffee Industry – COFAIR 2024, realizada de 16 a 19 de maio, em Kunshan, no país asiático.

“Como representante oficial dos exportadores brasileiros de café, mostramos o trabalho realizado pelo Cecafé ao público chinês e de outros países produtores presentes, com foco especial em nossas ações de responsabilidade social e sustentabilidade. Também apresentamos os números recordes de exportações nos últimos meses, enaltecendo o trabalho das empresas exportadoras em meio aos gargalos logísticos, e como o Brasil se prepara, constantemente, para atender aos mais exigentes mercados importadores”, revela Isabela Costa, assessora internacional da entidade.

A delegação brasileira realizou duas apresentações na programação da COFAIR 2024, em Kunshan, cidade recém-promovida a “capital internacional da indústria do café” na China. Os temas abordaram “Mercado global de café e cadeia de fornecimento” e “Cafés do Brasil: qualidade, diversidade e sustentabilidade”. Durante a exposição, foi realizada, ainda, sessão de degustação com cafés de mais de 20 origens produtoras brasileiras, bastante elogiada pelo público.

“Essas foram oportunidades para levarmos ao público desse crescente e já relevante mercado consumidor informações sobre sustentabilidade, diversidade e qualidade do café brasileiro, apresentando as variedades cultivadas, a geografia do cinturão produtor e os modelos de produção da agricultura familiar dos cafeicultores, além de iniciativas do Cecafé voltadas a inclusão social e digital e rastreabilidade”, completa Isabela.

Nos últimos anos, a China se transformou em um importante player no mercado global do café, tendo elevado seu consumo significativamente, puxado por jovens entre 20 e 35 anos, que vêm adotando novos hábitos, tendo o café como símbolo de status e como ingrediente ou base para diversas bebidas consumidas no país.

Em 2023, o gigante asiático saltou para o sexto lugar no ranking dos principais importadores dos cafés do Brasil, adquirindo mais de 1,5 milhão de sacas de 60 kg do produto, o que representou um substancial crescimento de 278,5% na comparação com 2022, quando os chineses ocupavam a 20ª posição.

Fazendo um recorte da última década, as exportações do produto brasileiro para a China apresentaram, no ano passado, um volume 22 vezes maior na comparação com o que era adquirido em 2014, saltando de 68,7 mil sacas para 1,5 milhão de sacas.

Com o vultuoso desempenho apresentado pelos chineses nos últimos anos, o Cecafé entende como importante marcar a presença do representante oficial dos exportadores brasileiros no país para realização de networking com os players locais e, principalmente, para estreitar o relacionamento com a Embaixada do Brasil e o Consulado em Shanghai, que são parceiros e muito ativos nas ações de promoção dos cafés do Brasil na China.

Neste ano, brasileiros e chineses celebram o cinquentenário de relações diplomáticas e comerciais. Conforme a Embaixada do Brasil na China, em 1974, quando ambos estabeleceram relações diplomáticas, representantes dos dois países brindaram com café brasileiro para comemorar o início das relações. Meio século depois, na COFAIR 2024, os participantes mais uma vez ergueram as taças para celebrar o florescimento das relações bilaterais com o café brasileiro de alta qualidade.

Fonte: Cecafé

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