fonte: Cepea

Cecafé não vê perspectiva de novos recordes de exportações de café do Brasil em 2025

Segundo o presidente do Cecafé, as perspectivas dependerão da produção de café arábica, cuja safra tende a cair ante 2024 após uma estiagem no ano passado

16 de janeiro de 2025 | Sem comentários Comércio Exportação

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) – O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) avalia que as exportações de café do país não deverão ser recordes em 2025, após máximas históricas registradas em 2024, em meio à expectativa de uma produção menor de grãos arábica.

“Essa pergunta é a pergunta de 1 bilhão de dólares. Se alguém tiver essa resposta, seria igual acertar na mega-sena…”, afirmou o presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, em entrevista a jornalistas nesta quarta-feira, ao ser questionado sobre perspectivas.

“O fato é como eu coloquei, as exportações devem continuar em volumes expressivos, provavelmente não será um número recorde, é difícil precisar”, declarou ele.

Segundo o presidente do Cecafé, as perspectivas dependerão da produção de café arábica, cuja safra tende a cair ante 2024 após uma estiagem no ano passado, que afetou o pegamento das floradas e frutos.

“A depender, porque se há uma quebra de arábica, a indústria nacional precisa de (café) robusta para atender o mercado interno”, afirmou ele.

Ferreira afirmou que, ainda assim, a perspectiva é manter as exportações de café robusta em “níveis altos”, diante da possibilidade de uma safra dessa variedade potencialmente recorde em 2025.

Mesmo com uma queda na produção de arábica, o dirigente do Cecafé afirmou que a expectativa é “manter volumes grandes em exportação” dessa variedade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.