Regiões fazem concurso de qualidade do café
Catorze regiões do Estado de São Paulo realizam concursos de qualidade do café por meio de cooperativas ou associações de produtores, que teve início em setembro e procede até outubro.
Os lotes premiados participarão do 8° Concurso Estadual, em 20 e 21 de outubro, na sede da Associação Comercial de Santos. Será premiada entre os finalistas, as propriedades que mais se destacar em sustentabilidade se tratando dos aspectos ambientais, sociais e econômicos.
O objetivo dos concursos é incentivar o cafeicultor a produzir café de qualidade: “É um atestado de credibilidade para o Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo e do bom desempenho da Câmara Setorial de Café e da Secretaria de Agricultura”, afirma Eduardo Carvalhaes Junior, coordenador do concurso estadual desde o seu início.
De acordo com o regulamento, cada concurso regional poderá inscrever no concurso estadual até cinco lotes de café arábica preparados por via úmida (cereja descascado ou despolpado), escolhidos através do concurso regional.
Os lotes premiados dos concursos regionais deverão ser entregues à comissão coordenadora do concurso estadual até 8 de outubro. Segundo Carvalhaes, no início eram apenas três regiões que aderiram aos concursos regionais de qualidade de café.
“Inicialmente, fazíamos palestras no interior para incutir no produtor o hábito de utilizar os manuais de qualidade. Então, surgiu a ideia de fazer o concurso estadual para estimular o uso dos manuais e, depois, decidimos fazer os concursos regionais”, relata Carvalhaes, que também é membro da Câmara Setorial de Café da Secretaria.
O atual regulamento do atual concurso é fruto do aprimoramento dos regulamentos de anos anteriores e cada região pode ter o seu regulamento desde que não entre em choque com o regulamento estadual, explica Carvalhaes.
Agora dentro do concurso haverá um leilão para premiar os melhores cafés do concurso estadual. Este ano o leilão será realizado no dia 29 de outubro e a entrega dos prêmios está marcada para o dia 6 de novembro, no Museu do Café de Santos.
O resultado desse processo mostra que São Paulo possui café de qualidade e os melhores cafés paulistas já são comercializados nos principais pontos de venda.
Além disso, São Paulo já ganhou dois concursos nacionais da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) para os dois melhores cafés – natural e cereja descascado – de cada Estado.
O resultado do Concurso Nacional Abic da safra 2010 será apresentado durante o 17° Encontro Nacional das Indústrias de Café (Encafé), realizado este ano na Bahia.
Os cafés adquiridos no Concurso Nacional vão compor a edição especial dos melhores cafés do Brasil. A programação do concurso prevê várias etapas, entre outubro de 2009 e março de 2010, até o lançamento da 7ª Edição Especial “Melhores Cafés do Brasil”, em abril próximo.