Danielle Fonseca
PanoramaBrasil
SÃO PAULO – A Casa do Pão de Queijo, uma das maiores redes de alimentação em número de unidades franqueadas no segmento de cafeteria, espera superar a marca de 50 novas unidades previstas para 2008. A expectativa surgiu depois da participação da rede na ABF Franchising Expo, principal evento do setor de franquias do País, e a estimativa é fechar cerca de dez contratos com as negociações iniciadas.
Segundo Ricardo Bertucci, gerente comercial da rede, todos os contratos são sempre fechados no pós-feira, para melhor detalhamento do sistema da Casa do Pão de Queijo ao futuro franqueado. Bertucci ressalta que houve um crescimento de 10% no número de pessoas interessadas em abrir uma franquia, em comparação ao evento realizado no ano passado.
A estimativa é de que aproximadamente 500 visitantes tenham passado pelo estande da rede durante os quatro dias da ABF, na semana passada.
Em abril deste ano, o Grupo de Soluções em Alimentação (GRSA), uma parceira da cadeia de pães de queijo, inaugurou uma franquia da Casa do Pão de Queijo no D&D Shopping, na zona sul da capital paulista. Esta foi a primeira loja do grupo a ser instalada dentro de um shopping center, e é a décima sexta unidade da rede operada pela GRSA , atualmente, a terceira maior em número de lojas do grupo.
Alto padrão
A Casa do Pão de Queijo do D&D seguirá um conceito diferenciado de cafeteria e terá um café gourmet, voltado para o público de alto padrão que freqüenta a região. Com 37 metros quadrados de área, o espaço demandou um investimento médio de R$ 300 mil por parte da GRSA. Além das unidades Casa do Pão de Queijo, a rede opera atualmente 180 pontos-de-venda de alimentação com as franquias Spoleto, Bobs, Caffè Ritazza, Café Donuts e Mr. Sheik, entre outras. Em 2007, seu faturamento foi de R$ 1,3 bilhão, 15% a mais do que em 2006. A GRSA tem como acionista o Grupo Compass, líder mundial em fornecimento de alimentação, com atuação em mais de 60 países.
Perfl
ACasa do Pão de Queijo tem atualmente mais de 450 lojas franqueadas nos principais shopping centers, hipermercados, galerias, ruas e avenidas de todo o País. Anualmente, a rede atende aproximadamente 30 milhões de pessoas e serve mais de 36 milhões de pães de queijo, 22 milhões de xícaras de café, 7 milhões de folhados salgados e 1,5 milhão de folhados doces. A rede faturou R$ 198 milhões em 2007. As suas lojas são abastecidas por uma indústria própria, com fornecedores homologados.