O Comitê Técnico Consultivo do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras, coordenado pela Conab, vai lançar até o próximo mês uma cartilha para orientar armazenadores, representantes de cooperativas e associações sobre os objetivos da certificação, benefícios e procedimentos que deverão ser seguidos a partir de agora.
Este comitê foi regulamentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a implantação do Sistema, que irá estabelecer um novo padrão de unidades armazenadoras no país, quanto a equipamentos, processos e qualificação de pessoal.
Segundo o coordenador do Comitê, Pedro Beskow, a cartilha será produzida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), em parceria com o Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae) e com recursos do Programa Bônus-Certificação. Resultado de um convênio entre as duas instituições, o programa visa apoiar micro e pequenas empresas em diferentes processos de certificação.
Este documento será obrigatório para os armazéns registrados como pessoas jurídicas que prestam serviços remunerados de produtos de terceiros, inclusive estoques públicos, conforme o Decreto n.º 3.855/2001. Por meio desta regulamentação, o governo federal pretende fortalecer a relação do setor armazenador com o setor produtivo e a sociedade, aumentando o profissionalismo e reduzindo perdas que ocorrem durante o processo de armazenagem. (Renato Paiva/Conab)