fonte: Cepea

Carrefour vai exportar marca própria de café

26 de maio de 2006 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: Gazeta Mercantil

São Paulo, 26 de Maio de 2006 – Após reunião na matriz francesa com representantes de 30 países, o Carrefour se prepara para exportar produtos de marca própria brasileira. Segundo Pablo Rego, diretor de marca própria, a expectativa é realizar uma troca entre os países. A maior demanda para o Brasil é de produtos como palmito, sucos de frutas, vegetais sem conserva, cacau e café.

Segundo o executivo, o País deve importar vinhos e queijo de marca própria francesa e também produtos de perfumaria. Atualmente, o Carrefour conta no Brasil com uma linha com 1,4 mil produtos de marca própria na área de não-alimentos. Esses produtos representam 13% do faturamento das categorias em que estão inseridos.

Formação de líderes

O ano de 2006 marcará um período de reposicionamento da rede de supermercados Carrefour no Brasil. Após anunciar a aceleração da expansão das lojas, com a abertura de 15 novas unidades, contra apenas quatro no ano passado, além da extinção da bandeira de supermercados Champion e o desenvolvimento de um novo formato, o Carrefour Bairro, a rede francesa está investindo pesado na formação de líderes para acompanhar.

Só neste ano serão R$ 24 milhões em treinamento, valor três vezes superior ao de 2004. Segundo Renata Moura, diretora de recursos humanos, a idéia é atender todos os processos de inovação. “Estamos investindo em novos formatos, conceitos, modelos de serviços e também na forma de pensar o relacionamento com o cliente. O antigo gestor, aquele que sabia fazer acontecer, terá de ser também aquele que inspira as pessoas a quererem fazer.”

A rede lançou ontem a Academia de Líderes, como parte do Instituto de Formação Carrefour, para desenvolver capacidades de lideranças de mil executivos, entre diretores, gerentes e gestores, que atuarão como agentes multiplicadores do conhecimento. “Com a expansão, teremos 16 diretores, 80 gerentes e 4 mil novos funcionários.”

Para Antonio Marques Ucho, novo diretor da academia, há 27 anos no Carrefour, “existe uma movimentação mundial das empresas em busca da transformação e o diferencial competitivo é a liderança”. Renata cita as reuniões semestrais que o Carrefour tem feito com os fornecedores. “É uma quebra de paradigma do varejo.” Ao invés de sentar na mesa para discutir margens de vendas, a empresa propõem falar de tendências do negócio e possibilidade de crescerem juntos. Essas iniciativas são exclusivas do Brasil. “Na França, temos um instituto de treinamento em Nice mais focado em gestão.”

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.