Carne recupera espaço nas exportações no mês

10 de março de 2015 | Sem comentários Comércio Exportação

Folha de S. Paulo
10/03/15


Após um fevereiro curto e com feriados, as carnes devem voltar a volumes normais de exportações neste mês. A suína, a que registrou a maior queda no mês passado, já obteve, na primeira semana de março, crescimento de 8% nas vendas médias diárias.


Se mantida a tendência nas próximas semanas, o setor termina o mês com vendas externas de 29 mil toneladas apenas de carne “in natura”.


Em fevereiro, a exportação de carne suína “in natura” foi de 22 mil toneladas.


As vendas externas de carne bovina mantêm, neste mês, o mesmo ritmo do registrado no anterior, segundo dados diários da Secretaria de Comércio Exterior.


Mas só o fato de março ser mais longo deverá levar as exportações de carne “in natura” para 92 mil toneladas, acima das 76 mil de fevereiro.


A previsão não inclui as demais carnes -industrializadas e miúdos-, que, no mês passado, somaram 22 mil toneladas, segundo a Abiec (associação do setor).


Ao contrário das demais carnes, a de frango inicia o mês com ritmo menor. A exportação média diária de carne “in natura” soma 12 mil toneladas, 19% menos do que no mês anterior.


Mais afetadas do que os outros setores pela greve dos caminhoneiros no mês passado, as exportações de carne de frango voltam a crescer neste mês, acredita o setor.


No mês passado, foram vendidas 302 mil toneladas dessa proteína, aponta a ABPA (associação do setor).


CAFÉ


As exportações diárias de café em grão se mantêm neste mês, em relação às de fevereiro. Mas os dados da Secex apontam, devido ao mês mais longo, para 2,99 milhões de sacas em março, acima dos 2,5 milhões de fevereiro.


Mesmo com volume menor no mês passado, as exportações acumuladas de 12 meses superam 36 milhões de sacas, o que ocorre pelo quarto mês seguido, segundo acompanhamento do Cecafé (conselho dos exportadores).

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.