Carmem Lucia Chaves de Brito, a Ucha, é reeleita presidente da BSCA

“Vamos mostrar ao planeta o que realmente fazemos no Brasil, que é entregar aos consumidores globais os melhores e mais sustentáveis cafés do mundo”

26 de dezembro de 2024 | Sem comentários Mais Café

“Continuar fazendo uma cafeicultura cada vez mais estabelecida, com propósito, realmente voltada à qualidade e a questões de impacto positivo na natureza e na sociedade para mostrar ao planeta o que realmente fazemos no Brasil, que é entregar aos consumidores globais os melhores e mais sustentáveis cafés do mundo”! Essa exclamação sinaliza como será a nova gestão de Carmem Lucia Chaves de Brito, a “Ucha”, reeleita, ontem, 18 de dezembro, para a presidência da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) até o último mês de 2025.
 
Nos últimos anos, a entidade passou por importantes desafios, reestruturando seu staff e o planejamento estratégico, ocasiões, conforme ela, importantes para que a BSCA entrasse em um novo momento, mais madura e preparada para representar os cafés especiais do Brasil.
 
“Agora é tempo de reforçarmos nossa atuação na tentativa de entregar, junto com os cafés especiais brasileiros, também a verdade de que o Brasil possui a cafeicultura mais sustentável do mundo. Estaremos junto às demais entidades do agro para fazer um importante trabalho de promoção, em especial nos temas mais relevantes e atuais, como a governança socioambiental, os critérios ESG, para que o Brasil, principalmente o café, permaneça entregando coisas maravilhosas ao mundo. E quem produz café especial está totalmente sentado na cadeira da sustentabilidade”, explana.
 
Ainda com foco no exterior, Ucha afirma que é preciso estreitar relacionamentos com novos e emergentes mercados, como China, Mundo Árabe e Índia. “Estamos buscando entender o que esses consumidores podem trazer ao nosso setor e, principalmente, para entregar os cafés especiais brasileiros do jeito que precisam ser entregues, evidenciando todo o respeito ao meio ambiente e com as pessoas para que cheguem aos nossos consumidores com qualidade e excelência em todo o processo”, explica.
 
O Brasil apresenta um consumo cada vez maior de cafés especiais e isso faz com que a Associação também mantenha seu foco de atuação no mercado e nos profissionais desse setor no país.
 
“Intensificaremos nosso trabalho junto a baristas, provadores e consumidores, fazendo com que as pessoas conheçam cada vez mais nossos cafés especiais, nossa realidade no campo. Também manteremos a trajetória de inovação, atraindo mais jovens e mulheres ao segmento de especiais e junto à nossa diretoria, reforçando o dever com a pluralidade e o respeito às pessoas, pensando, dessa forma, na preparação de novos líderes e, por que não, no processo de sucessão da BSCA”, completa.
 
CONSELHOS DIRETOR E FISCAL
Além da reeleição de Ucha, os associados da BSCA também aprovaram a composição dos Conselhos Diretor e Fiscal da entidade para o biênio 2025/26, que serão compostos por:
 
Conselho Diretor
Carmem Lucia Chaves de Brito (Fazenda Caxambu);
Antonio Ricardo Sacramento Madureira (Fazenda Sertãozinho);
Luiz Roberto Saldanha Rodrigues (Califórnia Coffee Estates);
Wellington Carlos Pereira (Cocarive);
Silvio Luis Leite (Agricoffee);
Lauro Araújo Re (Café Três Corações S/A);
Felipe Barretto Croce (FAF – COFFEES);
Lucas Henrique Caser Venturim (Fazenda Venturim); e
Marcelo Cocco Urtado (Fazenda Três Meninas).
 
Conselho Fiscal
Simão Pedro de Lima (Expocaccer);
Luisa Nogueira Frota (Fazenda Baixadão); e
Guilherme Salgado Rezende (Minasul).
 
Suplentes
Manuel Otavio Lotufo (Icatu Agropecuária);
Henrique Dias Cambraia (Fazenda Samambaia); e
Artur Queiroz de Sousa (Santa Quitéria Agropecuária).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.