fonte: Cepea

Carmem Lucia Chaves de Brito, a Ucha, é reeleita presidente da BSCA

“Vamos mostrar ao planeta o que realmente fazemos no Brasil, que é entregar aos consumidores globais os melhores e mais sustentáveis cafés do mundo”

26 de dezembro de 2024 | Sem comentários Mais Café

“Continuar fazendo uma cafeicultura cada vez mais estabelecida, com propósito, realmente voltada à qualidade e a questões de impacto positivo na natureza e na sociedade para mostrar ao planeta o que realmente fazemos no Brasil, que é entregar aos consumidores globais os melhores e mais sustentáveis cafés do mundo”! Essa exclamação sinaliza como será a nova gestão de Carmem Lucia Chaves de Brito, a “Ucha”, reeleita, ontem, 18 de dezembro, para a presidência da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) até o último mês de 2025.
 
Nos últimos anos, a entidade passou por importantes desafios, reestruturando seu staff e o planejamento estratégico, ocasiões, conforme ela, importantes para que a BSCA entrasse em um novo momento, mais madura e preparada para representar os cafés especiais do Brasil.
 
“Agora é tempo de reforçarmos nossa atuação na tentativa de entregar, junto com os cafés especiais brasileiros, também a verdade de que o Brasil possui a cafeicultura mais sustentável do mundo. Estaremos junto às demais entidades do agro para fazer um importante trabalho de promoção, em especial nos temas mais relevantes e atuais, como a governança socioambiental, os critérios ESG, para que o Brasil, principalmente o café, permaneça entregando coisas maravilhosas ao mundo. E quem produz café especial está totalmente sentado na cadeira da sustentabilidade”, explana.
 
Ainda com foco no exterior, Ucha afirma que é preciso estreitar relacionamentos com novos e emergentes mercados, como China, Mundo Árabe e Índia. “Estamos buscando entender o que esses consumidores podem trazer ao nosso setor e, principalmente, para entregar os cafés especiais brasileiros do jeito que precisam ser entregues, evidenciando todo o respeito ao meio ambiente e com as pessoas para que cheguem aos nossos consumidores com qualidade e excelência em todo o processo”, explica.
 
O Brasil apresenta um consumo cada vez maior de cafés especiais e isso faz com que a Associação também mantenha seu foco de atuação no mercado e nos profissionais desse setor no país.
 
“Intensificaremos nosso trabalho junto a baristas, provadores e consumidores, fazendo com que as pessoas conheçam cada vez mais nossos cafés especiais, nossa realidade no campo. Também manteremos a trajetória de inovação, atraindo mais jovens e mulheres ao segmento de especiais e junto à nossa diretoria, reforçando o dever com a pluralidade e o respeito às pessoas, pensando, dessa forma, na preparação de novos líderes e, por que não, no processo de sucessão da BSCA”, completa.
 
CONSELHOS DIRETOR E FISCAL
Além da reeleição de Ucha, os associados da BSCA também aprovaram a composição dos Conselhos Diretor e Fiscal da entidade para o biênio 2025/26, que serão compostos por:
 
Conselho Diretor
Carmem Lucia Chaves de Brito (Fazenda Caxambu);
Antonio Ricardo Sacramento Madureira (Fazenda Sertãozinho);
Luiz Roberto Saldanha Rodrigues (Califórnia Coffee Estates);
Wellington Carlos Pereira (Cocarive);
Silvio Luis Leite (Agricoffee);
Lauro Araújo Re (Café Três Corações S/A);
Felipe Barretto Croce (FAF – COFFEES);
Lucas Henrique Caser Venturim (Fazenda Venturim); e
Marcelo Cocco Urtado (Fazenda Três Meninas).
 
Conselho Fiscal
Simão Pedro de Lima (Expocaccer);
Luisa Nogueira Frota (Fazenda Baixadão); e
Guilherme Salgado Rezende (Minasul).
 
Suplentes
Manuel Otavio Lotufo (Icatu Agropecuária);
Henrique Dias Cambraia (Fazenda Samambaia); e
Artur Queiroz de Sousa (Santa Quitéria Agropecuária).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.