O secretário Carlos Melles em Ouro Preto, ao receber o diploma que acompanha a Grande Medalha da Inconfidência
Governador Anastasia e a Presidente Dilma no momento da condecoração, junto ao secretario Carlos Melles
Cerimônia no Dia da Inconfidência homenageou 234 personalidades que se destacaram em favor do desenvolvimento de Minas e do Brasil
A solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência – comandada pelo governador Antonio Anastasia, na quinta-feira, 21 de abril, em Ouro Preto, levou mais de três mil pessoas à praça, que é um dos principais cartões postais da cidade. O evento teve como oradora oficial a presidente Dilma Rousseff, agraciada com o Grande Colar, grau máximo da Medalha da Inconfidência.
O secretário de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais, deputado federal Carlos Melles, foi uma das 234 personalidades agraciadas, recebendo das mãos da presidente Dilma e do governador Anastasia a Grande Medalha da Inconfidência, agora no grau Promoção, já que em 1996 o deputado já havia sido condecorado pelas mãos do então governador Eduardo Azeredo com a Medalha da Inconfidência, em reconhecimento ao seu trabalho em favor do desenvolvimento, emprego e renda.
O governador Antonio Anastasia e a presidente Dilma Rousseff foram recebidos na Praça Tiradentes com honras militares e muitos aplausos da população. Anastasia e Dilma passaram em revista a Guarda de Honra da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. Após a execução do Hino Nacional, interpretado por um coral de jovens e adultos das cidades histórica de Ouro Preto e Mariana, Antonio Anastasia assinou ato de transferência simbólica da capital de Minas Gerais para Ouro Preto. O governador e a presidenta acompanharam, em seguida, a salva de 21 tiros de fuzil, executada pela Guarda Militar do Governo do Estado.
Ao som de Travessia, composição de Milton Nascimento e Fernando Brant, Antonio Anastasia e Dilma Rousseff depositaram flores no monumento a Tiradentes. A presidenta recebeu das mãos de um cavaleiro da Inconfidência o fogo simbólico para acender a Pira da Liberdade. A população acompanhou a solenidade ao redor do monumento. Ao fundo da praça, a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais interpretava clássicos eruditos e populares.
Após a entrega da Medalha da Inconfidência aos agraciados, a população ouviu os discursos da presidente Dilma Rousseff e do governador Antonio Anastasia.
Maior comenda concedida pelo Estado, a Medalha da Inconfidência foi criada por Juscelino Kubistchek, sendo entregue desde 1952 às personalidades que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento cultural, econômico e social de Minas Gerais e do Brasil. Possui três designações: Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Os agraciados são indicados pelo governador do Estado e por membros do Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência.