O degustador da Mogiana Assessoria em Cafés Especiais demonstrou excelência na distinção de cafés e representará o Brasil no mundial da categoria
Após uma disputa acirrada, o degustador Carlos Henrique da Silva, da empresa Mogiana Assessoria em Cafés Especiais, demonstrou excelência na distinção de cafés e sagrou-se o campeão brasileiro de Cup Tasters 2018. Com seis acertos em 6’01”, ele superou o desempenho do campeão de 2017, Edimilson Generoso, da Alicerce Cafés Especiais, que teve seis acertos em 6’55”. O terceiro colocado foi Gilmar Reis Cabral, da Cabral Specialty Coffees, com cinco acertos em 4’34”.
O Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, que chegou a sua décima edição em 2018, é uma das ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceria pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Realizado nos dias 10 e 11 de agosto, na Fazenda O’Coffee, em Pedregulho (SP), o evento teve como anfitriãs a O'Coffee e a Alta Mogiana Specialty Coffees (AMSC) e garantiu ao campeão a vaga nacional no World Cup Tasters Championship, o mundial da categoria, que ocorrerá no Brasil, em novembro, dentro da programação da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG).
A competição contou com a participação de 24 competidores, que passaram por oito testes triangulares com o objetivo de distinguir, em cada grupo de três xícaras, aquela que possuía um café diferente, no menor tempo possível. Carlos Henrique debutou na competição este ano e externou muita emoção com o resultado alcançado.
Em 2016, a BSCA se tornou National Body no Brasil da World Coffee Events(WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Essa condição confere à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers; (iv) Coffee in Good Spirits; (v) Cup Tasters; (vi) Roasters (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial é desenvolvido em parceria pela BSCA e Apex-Brasil e tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.
Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá entre maio de 2018 até o mesmo mês de 2020, tendo como mercados-alvo: (i) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (ii) Argentina, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.