fonte: Cepea

Carlos Brando é o novo presidente do conselho mundial da GCP

A Plataforma Global do Café (GCP), que representa mais de 150 “stakeholders” do agronegócio café mundial, nomeou Carlos Brando seu novo presidente do Conselho.

 


Bonn (Alemanha) – Brando presidiu o conselho pela primeira vez nos dias 5 e 6 de abril na Inglaterra, em reunião focada em assuntos estratégicos, e participou das reuniões da OIC no México, representando também a Plataforma, que tem um Memorando de Entendimento com a Organização e começa agora um projeto em parceria com ela sobre indicadores de sustentabilidade.


Além de facilitar a governança estratégica “multi-stakeholder” da Plataforma, Brando está posicionado para fortalecer as relações entre a GCP e os órgãos doadores internacionais, assegurando que mais e mais dos US$ 350 milhões gastos anualmente com a sustentabilidade do café estejam alinhados a uma agenda setorial compartilhada, melhor coordenada e, portanto, mais eficaz. Para fazer isso, Brando propõe aumentar a escala na qual a GCP atua coletivamente nas prioridades locais para aumentar a disponibilidade de café produzido de forma sustentável e canalizar valor agregado para os produtores.


A ênfase de Carlos Brando na ação local deve ajudar a buscar recursos e fortalecer ainda mais a atual cooperação da GCP com as Plataformas Sustentáveis do Café público-privadas dos países produtores que definem suas próprias prioridades e linhas de ação, como os Currículos Nacionais de Sustentabilidade e seus indicadores que usam o Código de Base da GCP como referência de partida.


Atualmente, o Conselho da GCP é composto por 14 membros que representam alguns dos atores mais importantes do setor cafeeiro – organizações de produtores como a Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia (FNC) e o Conselho Nacional do Café (CNC), representado pela Cooxupé, traders e indústrias, como a Olam International, a Volcafé, a Mother Parker’s, a Nestlé e a Jacob Douwe Egberts (JDE), e organizações da sociedade civil, como a Conservation International e a Rainforest Alliance.


Carlos Brando é engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP com pós-graduação a nível de doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ele é diretor da P&A Marketing que prestou consultoria para a Organização Internacional do Café (OIC), a Iniciativa de Comércio Sustentável (IDH), o Banco Mundial e muitas outras empresas e instituições. Carlos coordenou projetos de café em mais de 50 países nos 5 continentes, incluindo todas as principais áreas de cultivo de café do Brasil. Ex-membro dos conselhos da UTZ e da Ipanema Coffees, Brando é hoje conselheiro do Coffee Quality Institute e vice-presidente do conselho dos Museu do Café de Santos e da Imigração em São Paulo. Em 2017, recebeu o prêmio Lifetime Achievement Award da Associação Africana de Cafés Especiais (AFCA) e, em 2016, o Prêmio de Personalidade do Agronegócio do Ano do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.