Carlos Brando ajudará a Índia a promover o café indiano

29 de março de 2006 | Sem comentários Comércio Exportação

Especialistas brasileiros ajudarão a Índia para promover o café indiano


 


News Cafeicultura – A Índia promoverá uma campanha publicitária em breve com o auxilio de especialistas brasileiros com a intenção de aumentar o consumo doméstico da Índia e recuperar a cota de exportação que perdeu no mercado internacional, informou hoje o periódico indiano The Hindu.

Vários especialistas brasileiros, entre eles o consultor de marketing Carlos Brando, da empresa P&A, chegará na Índia no mês que vem (abril/06) com o objetivo de aconselhar as autoridades e as empresas locais com as fórmulas suficientes para aumentar as vendas de café, segundo o que informou o Ministro do Comércio da Índia, Jairam Ramesh.

Ramesh, manteve ontem um encontro com representantes da indústria de torrefação na cidade de Bangalore (sul do país) na qual discutiu o futuro do setor e informou que a nova campanha de promoção será lançada dentro de três a seis meses, e que tem entre seus objetivos o de dobrar o consumo doméstico nos próximos dez anos.

A Índia cultiva 275.000 toneladas de café e exporta 80% de sua produção, enquanto os 20% restante são consumidas no país, onde a bebida tem que competir com o chá cujo consumo é tradicional. Mas o consumo doméstico que permaneceu estagnado em 60.000 toneladas anuais até o ano 2000, obteve um crescimento constante durante os últimos cinco anos e está agora situado em 80.000 toneladas.

‘Este é um sinal muito positivo e nós precisamos continuar acelerando de forma que o setor esteja em uma situação saudável’, afirmou Ramesh..

Esta é a razão que a Índia buscou o apoio de especialistas do Brasil, um país com experiência no mercado de café, que ajudarão a Índia na elaboração das novas estratégias para recuperar o terreno perdido no mercado internacional. A exportação de café indiano para Rússia, que a até recentemente era um dos principais destinos, diminuiu a um terço nos últimos anos.

Nova Delhi, além de recriar o mercado russo, queremos dirigir nossos produtos para outros mercados com oportunidades de crescimento como a Itália e Iugoslávia onde o café indiano compete com outros cafés asiáticos. Um desses competidores é o café vietnamita, que é um forte concorrente com preços médios ao que são vendidos os cafés indianos.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.