Cargill inaugura fábrica de processamento de soja em Mato Grosso

Segundo maior investimento da empresa no Brasil nos últimos 10 anos, a unidade industrial é a sétima fábrica do Complexo Soja no País e a primeira no MT


Primavera do Leste/MT, maio de 2009 – A Cargill, uma das maiores exportadoras de soja em grãos do Brasil e segunda maior processadora, inaugura no dia 27 de maio sua primeira unidade industrial no Estado do Mato Grosso. A fábrica de processamento de soja fica localizada no município de Primavera do Leste e representa um importante avanço para o agronegócio brasileiro.


“Estamos acompanhando o desenvolvimento do mercado e as demandas dos nossos clientes”, afirma José Luiz Glaser, diretor do Complexo Soja da Cargill no Brasil, referindo-se à crescente demanda por farelos no Estado do Mato Grosso, decorrente da implantação de novas indústrias de carnes e a importância da região Centro-Oeste na produção de grãos desde o final dos anos 80. “Com esta nova fábrica, a Cargill ajuda o País, que ocupa hoje a liderança no fornecimento mundial de soja, a dar um passo na agregação de valor para a cadeia deste grão e a se notabilizar como um importante produtor de matéria-prima para o mercado de proteína animal”, explica José Luiz Glaser, diretor do Complexo Soja da Cargill no Brasil.


A unidade terá capacidade de processamento de 3 mil toneladas de soja por dia, produzindo 2,3 mil toneladas de farelo e 560 toneladas de óleo produzidos a partir do grão. Além disso, a fábrica contará com uma unidade de refino e envase de óleo, que será comercializado sob a marca Liza, e permitirá abastecer diretamente os mercados da região centro-oeste, norte e nordeste. Já o farelo será comercializado nos mercados doméstico e externo.


Para a construção da fábrica foram investidos R$ 210 milhões, gerando 160 empregos diretos e centenas de outros indiretos – beneficiando moradores da região de Primavera do Leste e de outras localidades do Mato Grosso.


Potencial 


Mato Grosso é o principal Estado produtor de soja do País e deverá totalizar 17,2 milhões de toneladas em 2008/09, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (IMEA).


Localizada no Cerrado, ao sul do Estado, Primavera do Leste se destaca pela tradição no cultivo de grãos. A cidade foi escolhida para abrigar a fábrica por oferecer um elo importante com a cadeia produtiva e por gerar grande oportunidade de desenvolvimento regional. “A produção local é suficiente para justificar a fábrica. A Cargill tem importante presença na originação de grãos no Mato Grosso e é importante uma unidade industrial na região para agregar valor ao arranjo produtivo”, destaca José Luiz Glaser.


A nova fábrica permitirá à Cargill alcançar de forma competitiva mercados que antes não participava. Além disso, as regiões Norte e Nordeste do Brasil apresentam grande potencial e níveis significativos de crescimento nos últimos anos.


“Esta unidade reafirma o nosso compromisso e confiança no país, e reforça nossas ações para ocupar um lugar de destaque entre as maiores fornecedoras de alimentos do mundo” afirma o diretor da Cargill.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.