Segundo matéria do jornal Diário do Comércio — reproduzida no site da Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) —, a Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Caratinga (MG), inaugurará, na próxima sexta-feira, dia 31, o Centro de Excelência do Café e a Estação Digital no município.
O objetivo da instalação é viabilizar economicamente a cultura do café em Caratinga — situada na Zona da Mata de Minas Gerais —, por meio da melhoria da qualidade do produto ofertado ao mercado por pequenos agricultores, e facilitar a inclusão digital da comunidade, através da capacitação.
A reportagem do Diário do Comércio anunciou que a estrutura física e a capacitação profissional vão permitir a melhoria da qualidade de 80% do café ofertado ao mercado pelos produtores da comunidade; a elevação, em 10% ao ano, da produtividade dos cafezais, nos cinco primeiros anos do projeto; e a redução dos custos de produção em até 40% em relação aos valores atuais.
O Centro de Excelência do Café atenderá, diretamente, 200 produtores familiares do distrito de Santa Luzia. Indiretamente, o grupo atingirá 1.000 agricultores.