30/06/2009 – A arte de fazer um bom café em casa é o tema do curso que o Sindicafé (Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo) preparou para o mês de julho, nos dias 3 e 31. Com duração de 3 horas, o curso vai abordar um conteúdo variado. A primeira parte é dedicada a análises teóricas, sobre cafés tradicionais, superior e gourmet, máquinas para uso doméstico, equipamentos para vaporização do leite e moinhos para uso doméstico. Na segunda etapa, os participantes entram na prática, com degustação de cafés tradicionais, superior e gourmet, preparo de café em máquinas de espresso, outros modos de preparo de café, moagem, vaporização de leite e preparo de bebidas com leite.
O Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo, fundado em 1937, é a mais antiga organização representativa da indústria de café do Brasil. Localizado no centro da cidade de São Paulo em sede própria edificada em 1988, o Sindicafé representa a indústria torrefadora paulista e seu quadro de associados é composto por empresas de café, fornecedores de equipamentos e serviços, e por especialistas e consultores que trabalham no agronegócio café.
O Sindicafé conta com as atividades do CPC (Centro de Preparação de Café), que é um centro de difusão de conhecimentos e informações sobre o café e suas qualidades, por meio de cursos, treinamentos, capacitação de mão de obra e seminários. Apóia, também, as atividades do GAC (Grupo de Avaliação de Café), que é composto por um grupo de especialistas, classificadores e provadores de café, habilitados para a realização de análises e produção de laudos sobre a qualidade do café, tanto nos aspectos físicos quanto sensoriais.
O curso “Preparo de Café em Casa” ocorre nos dias 3 e 31 de julho de 2009, no Sindicafé, localizado à praça Dom José Gaspar, 30, 22º andar – Centro – São Paulo. O investimento é de R$ 100,00 e informações podem ser obtidas pelo fone (11) 3258-7443.