Cantata do Café (J.S.Bach) Recital para cravo e orquestra de câmara, Concerto em 17/11/09 no Espaço Cachuera – Perdizes – São Paulo

10 de novembro de 2009 | Sem comentários Especiais Mais Café

CANTATA DO CAFÉ
Recital para cravo e orquestra de câmara



Fernando Cardoso (ao centro) e alguns músicos da Cantata do Café



Quando se pensa em música do período barroco, logo a associamos ao cravo, que é sem dúvida um de seus instrumentos mais representativos. J.S.Bach (1685-1750) foi possivelmente o primeiro compositor a elevar o cravo ao papel de solista em concerto, como na magnífica cadenza do Concerto de Brandenburgo no. 5. Em seu período em Leipzig, escreveu o Concerto para Cravo e Cordas em ré menor, sua peça mais brilhante para este gênero. Também escreveu a Cantata do Café, obra secular baseada em texto de Picander, que retrata o conflito de gerações em uma cidade comercial alemã (Leipzig) tomada pelos vícios do universo galante francês do fim do século XVII. Um pai (Schlendrian) tenta a todo custo livrar sua filha (Lieschen) da paixão pelo café – que considera “mais doce que o vinho moscatel” – ao oferta-la um noivo.

 O recital terá como abertura um Prélude non mesurée para cravo solo, de autoria de J.-H.D’Anglebert (1635-1691), ilustrando assim os diversos papéis do cravo no repertório barroco. Trata-se também do recital de formatura do cravista Fernando Cardoso pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM).



Músicos – Camila Moreira (soprano), Thiago Neves (tenor), Alberto Cecconi (baixo); Bebel Ribeiro (Flauta); Fernando Cardoso (cravo); Diego Oliveira, Andressa Matheus, Caio Machado (violinos); Marília Pini, Mariane Oechsler (viola); Diego Mesquita, Daniel Lemos (violoncelos); Ivan Nascimento (fagote); Gilberto Chacur (contrabaixo)


 


Data: 17 de novembro de 2009 – 20H
Local: Espaço Cachuera
Rua Monte Alegre, 1094 – Perdizes – São Paulo
Tel. 3872 8113 – 3874 4453
Capacidade – 100 pessoas – http://www.cachuera.org.br/site/entrada.asp
Ingressos a R$10,00 e R$5,00 (estudantes, idosos, professores e músicos mediante comprovação)
Não tem estacionamento próprio (diversas opções no local)
Maiores informações: www.ocravobarroco.com.br



Fernando Cardoso é cravista da “Orquestra Arte Barroca” e produtor das séries de concertos “O Cravo Barroco” em São Paulo. Tocou com orquestras como Capella Begdoniensis da Polônia, Orquestra de Câmara da USP e orquestras sinfônicas de Mogi das Cruzes e Rio Claro. Em 2009 conclui seu bacharelado em cravo pela FAAM.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.