Indústria de Campinas arremata lote especial e apresenta produto diferenciado
para o final de ano.
A indústria Café Canecão, sediada em Campinas, SP, maior empresa de café da região, participa da 3ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo – Safra 2005, lançando um produto diferenciado para o final do ano. Essa 3ª Edição Especial é o resultado do 4º Concurso Estadual de Cafés, promovido pela Câmara Setorial do Café, ligada a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado. Os lotes premiados foram a leilão e arrematados por um seleto grupo de indústrias, entre elas o Café Canecão.
O diretor comercial, Natal Martins, afirma que o objetivo da participação do Canecão é valorizar os cafés produzidos no Estado de São Paulo e estimular os cafeicultores paulistas a produzir, cada vez mais, cafés de alta qualidade.
LOTES – Todos os lotes premiados eram de 10 sacas de 60 quilos cada. O Canecão arrematou um lote de café tipo cereja descascado. Natal Martins afirma que o lote foi arrematado por R$ 821,00 a saca, quase o triplo do valor de mercado. Dessa forma o lote saiu por R$ 8.210,00. “Pretendemos investir entre embalagem, distribuição e promoção desse produto especial, mais R$ 10 mil”, acrescenta o diretor comercial do Canecão.
PRODUTO ESPECIAL – Esses cafés especiais foram transformados em verdadeiros brindes de fim de ano. O Canecão pretende comercializar 4 mil unidades desse produto, em embalagens de 250 g. A empresa estima que esse produto chegue ao consumidor final na faixa de R$ 7,50 a R$ 8,00, cada embalagem de 250 g. O Canecão apresenta esse produto em embalagens alto vácuo. O consumidor vai poder apreciar uma bebida de alta qualidade e poderá ter uma boa opção de presente para o fim de ano. Com o apoio da Associação Paulista de Supermercados (Apas), essas marcas de cafés especiais estarão disponíveis nos supermercados a partir do lançamento da edição, com tiragem especial, limitada e controlada pelo Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo – Sindicafé-SP.
MERCADO – Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o Brasil deverá consumir cerca de 15,8 milhões de sacas (60 quilos) em 2005, o que significa um aumento de 6% em relação ao consumo de sacas em 2004. O faturamento do setor deverá ficar em R$ 4 bilhões no ano. A expectativa para 2006 é que o faturamento aumente em 5%. O consumo per capita está em torno de 4,2 quilos de café torrado e moído por habitante. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e o segundo maior consumidor, atrás dos Estados Unidos.
Segundo pesquisa do Sindicafé-SP, 15% das prateleiras de supermercados reservadas ao café estão ocupadas pelos tipo gourmet. Ainda de acordo com o Sindicato, o crescimento dos cafés gourmet é de cerca de 20% ao ano, enquanto o café tradicional fica em torno de 1,5%. O café gourmet é feito com 100% de grãos arábica (de qualidade superior).
PERFIL – A indústria Café Canecão, 100% nacional, foi fundada em 1962, tem uma filial em Lins, região central do Estado de São Paulo e foi a primeira empresa de café do país a obter a certificação ISO 9001-versão 2000. Atualmente o Canecão é dirigido pelas famílias Abud e Martins e tem um total de 82 colaboradores.
A empresa conta com um laboratório completo com determinador de umidade tanto para café verde quanto para café torrado e moído. O Canecão possui um sistema eletrônico para definir o ponto de torra do produto (colorímetro), garantindo qualidade constante para o tradicional café. Conta também com aparelho de granulometria.
Sua produção é totalmente automatizada, contando com um revolucionário processo de torra por areação a quente, que garante maior uniformidade e preservação dos óleos essenciais e aromáticos dos seus produtos.
LINHA DE PRODUTOS – Café Canecão foi primeira empresa a ter produtos certificados pelo Governo Estadual no Programa de Qualidade Produto de São Paulo. O Canecão Café Expresso e o Canecão Exportação foram certificados na categoria de cafés superiores. A empresa produz o café Canecão Tradicional (almofadas) e o Canecão Expresso em grãos. Em embalagem alto vácuo tem duas opções: o Canecão Extra Forte e o Canecão Exportação. Comercializa também o Canecão Cappuccino e o Canecão Solúvel Granulado. O Café Padroeiro, voltado para cestas básicas, complementa a linha de produtos.
A linha de produtos Canecão, também é certificada pelo Programa de Qualidade do Café – PQC da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café), que além de analisar os produtos certificados, fiscaliza também se a empresa tem sua produção dentro dos padrões exigidos em Boas Práticas de Fabricação.
Desde março de 2003, a empresa vem desenvolvendo um programa intenso de investimentos para atingir o mercado externo. Desenvolveu o Canecão Best Brazilian Coffee, especialmente com relação à embalagem e exigências da legislação para exportação, já que o produto é o mesmo Canecão Expresso, já produzido anteriormente. Esse ano a empresa já exportou seus produtos para Arábia Saudita, Japão, África do Sul e Inglaterra.
Em 2003, o Canecão produziu cerca de 1,6 milhão de quilos de café. Em 2004, a produção foi de 1,8 milhão de quilos. Para 2005, a diretoria da empresa prevê um crescimento na produção em torno de 10% a 15%.