Brasília, 11 – Monitoramento por satélite feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) entre os anos de 1988 e 2003 mostra que a cana-de-açúcar ocupou cerca de 5 mil quilômetros quadrados que eram ocupados originalmente com pastagens no Estado de São Paulo. Uma área de 200 quilômetros quadrados ocupada com café foi “roubada” pela cana no período.
Os dados foram apresentados hoje, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, pelo chefe-geral da Embrapa, Evaristo Eduardo de Miranda. Ele disse que área monitorada foi de 52 mil quilômetros quadrados, o que representa um quarto da área total do Estado. “A área plantada com cana cresceu 50% entre 1988 e 2003”, afirmou.
Ele disse que um estudo posterior feito em parceria com a Associação Brasileira de Agribusiness (Abag) mostra que a troca de outras culturas pela cana resultou em aumento de renda e da arrecadação de impostos. No entanto, houve redução no número de empregos diretos. De acordo com Miranda, deve ser inaugurado até o final do ano um centro em Campinas (SP) que reunirá informações sobre o sistema de gestão territorial da agroenergia. A idéia é reunir informações sobre produção, além da capacidade e localização de usinas, entre outros dados.