Campinas Café Festival sexta edição: o novo aroma de café sobre o município de Campinas

Por: Rede Social do Café

Campinas Café Festival sexta edição: o novo aroma de café sobre o município de Campinas
 
O café é o alimento saudável que mais aproxima pessoas, povos e nações.



As primeiras foram na Estação Guanabara, da antiga Companhia Mogiana, criada para escoar a produção de café para a região de Mogi Mirim e Mogi Guaçu, tornou-se palco de grandes festivais em Campinas.


Depois foi na Estação Guanabara com o Festival Gastronômico de Campinas e em 2012 o Campinas Café Festival foi para as ruas com tendas tematizadas na Estação Cultura, Praça Rui Barbosa e Largo do Rosário.
 
Neste ano será em um espaço nobre: o IAC – INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS, em que a sociedade – do município e da Região Metropolitana de Campinas (RMC) –, terá as portas abertas para a 6ª edição do Campinas Café Festival.
 
O Campinas Café Festival é um evento idealizado pelo Instituto Jerusalém do Brasil, com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp e o SESC-Campinas, com o apoio do Instituto Agronômico de Campinas, SEBRAE, SENAC, da Prefeitura Municipal de Campinas, CIATEC, Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Agência de Notícias Brasil Árabe, Rede Bandeirantes de Comunicação, CATI, ABIC, Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, e ACIC entre outros.
 
O autor e coordenador do Projeto professor, Ali El-Khatib, explica que o evento tem em sua vertente a divulgação do tema café em diversas esferas, trabalhando a história e a cultura do café.
 
“Pretende-se, além de promover a cultura, difundir, por meio de seminários, um grande conteúdo acadêmico e contribuir para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, principalmente para o aumento do consumo de café de qualidade”, afirma Ali.
 
De acordo com o organizador, professor  El-Khatib, o café aproxima povos e nações, empregando 10% da mão-de-obra economicamente ativa do Brasil que é o maior produtor e exportador de café arábica do mundo. “Sabe-se que todos estes componentes contribuem como agente ou forma de transformação social”.
 
Com a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016 o Brasil se tornará o maior consumidor de café de qualidade.
 
 “Desde agora devemos elaborar um planejamento estratégico para impulsionar o consumo do café de qualidade em todos os setores, aeroporto, hotéis, cafeterias, padarias, bares, restaurantes e nas famílias”. A bebida deve tornar-se fator agregador na economia, principalmente do turismo.
 
Serviço
Evento– Campinas Café Festival 2013  – 6ª edição
Data– 22 a 24 de maio de 2013
Horários– 22/05 às 19h – abertura oficial no IAC
                  23/05 das 8h30 às 17h – Seminário Científico Cultural  no IAC
Local– IAC – INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS- Av. Barão de Itapura 1481 Campinas – SP

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.