16/10/2009 – No próximo dia 27 de outubro, terá início o 35º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, em Araxá (MG), oportunidade na qual o Grupo de Trabalho sobre Limites Máximos de Resíduos – Japão, constituído por representantes do Governo Federal e do setor privado, fará o lançamento da campanha “Café Seguro”.
Segundo Guto Magalhães, superintendente do Desenvolvimento do Cooperado da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) e representante do Conselho Nacional do Café (CNC) no Grupo, trata-se de um programa que visa ao cultivo de produto seguro, através das boas práticas agrícolas, para atender às necessidades dos mercados interno e externo.
“A intenção é deixar claro que o café é saudável, mas que precisa ser produzido dentro de boas práticas, principalmente nas bases ambiental, social e econômica”, explica Magalhães. “O importante é que todos os atores da cadeia do agronegócio café e, principalmente, o consumidor, sejam beneficiados. E é nesse sentido que atuará o ‘Café Seguro’”, completa.
Conforme apurou o Coffee Break, a divulgação da campanha será feita na abertura do Congresso, ocorrendo, na ocasião, a menção dos componentes do Grupo de Trabalho, que são: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Cecafé, CNA, CNC, Abic, Abics e Sindag.