Camda utiliza máquina ambulante para beneficiar café

20 de junho de 2006 | Sem comentários Comércio Cooperativas
Por: Portal do Cooperativismo

A diretoria da Camda adquiriu recentemente uma máquina ambulante para beneficiar o café nas propriedades dos cooperados. A iniciativa vai beneficiar o cooperado que tem dificuldade para levar o café até a cooperativa ou aqueles que desejam ficar com a palha na propriedade, conforme explica o diretor-secretário da Camda, Gumercindo Fernandes da Silva. O novo equipamento tem capacidade para beneficiar em torno de 20 sacas por hora, dependendo do café a ser limpo. “Mas a maior vantagem não é o rendimento, e sim a qualidade do café beneficiado, com uma baixa catação de grãos defeituosos e baixo percentual de escolha, valorizando assim o produto do cooperado”, diz o diretor.

Silva informa que caso não existam tulhas para armazenagem na propriedade, o café poderá ser enviado para a cooperativa, sem problemas. A Camda também oferece cinco variedades de mudas de café para seus cooperados, que podem ser encomendadas na matriz, na cidade de Adamantina, ou em uma das 24 filiais da cooperativa.

Boa safra – Segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil colherá 40,62 milhões de sacas de 60 kg, no período 2006/2007, montante considerado bom por especialistas do setor. Com crescimento da produção em relação à safra passada de 23%, ou 7,7 milhões de sacas, o café deve injetar cerca de US$ 4,5 bilhões na economia nacional.

Segundo informações do CNC (Conselho Nacional do Café), o clima seco tem favorecido as atividades no campo. Os cafeicultores da Mogiana paulista e do sul e do Cerrado de Minas, que se adiantaram na colheita, foram aconselhados a retardar os trabalhos, pois os primeiros lotes que estavam chegando às cooperativas apresentavam elevado índice de grãos verdes. “O ritmo deve acelerar a partir de agora”, disse o presidente do CNC, Maurício Miarelli, que também é presidente da Cocapec e vice-presidente da Ocesp.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.