04/06/2009 – Produtores em Camarões logo se beneficiarão de um moderno sistema de informações em mercado, desenvolvido para tornar o agronegócio café e cacau mais rentável para produtores que hoje enfrentam muitos intermediários no país, dizem oficiais.
O sistema, planejado em 2005, porém lançado na semana passada, disponibilizará informações sobre produção, qualidade e preços do mercado físico para cafeicultores usando a internet, telefones celulares e rádios locais.
“Os intermediários compram café e cacau de produtores a um preço muito baixo e vendem o produto até cinco vezes mais caro para o mercado externo”, disse Michael Ndoping, gerente da Junta Nacional do Cacau e Café de Camarões.
“O sistema coletará dados de produção, qualidade e preços dentro e fora de Camarões, após esse estágio montaremos um banco de dados e espalharemos tais informações por todo o país”, adicionou ele. Com isso, espera-se que os produtores sejam beneficiados e passem ater mais lucro.
Estimativas iniciais da UNCTAD, órgão da ONU que auxiliou no desenvolvimento do sistema batizado de Infoshare, preveem um aumento de 10% a 15% para pequenos produtores que utilizem a plataforma e dispensem alguns intermediários.
“Se bons resultados forem colhidos aqui, o projeto será exportado para outros países da África”, disse um representante da UNCTAD
O programa beneficiará tanto produtores de café como de cacau.