fonte: Cepea

Câmara de Comércio Brasil-Vietnã será instalada na segunda

Por: 25/05 - 17:39 - Agência Estado

São Paulo, 25 – A Câmara de Comércio Brasil-Vietnã será inaugurada na segunda-feira , a partir das 12 horas, em cerimônia que terá a presença do secretário geral do Comitê Central do Vietnã, Nong Duc Manh, o número um do governo vietnamita. A câmara funcionará junto ao Conselho de Comércio Exterior da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e será presidida pelo empresário Ruy Barreto Filho, que é CEO do Café Solúvel Brasília e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics).


O Vietnã é o segundo maior produtor de café do mundo, atrás apenas do Brasil. Nesse sentido, a câmara terá importância estratégica. Há algum tempo o Brasil avalia a possibilidade de importar café vietnamita para reexportá-lo como solúvel, dentro do regime de drawback, obedecendo a limites pré-estabelecidos para não prejudicar os produtores brasileiros. A diretoria da câmara será composta por 15 representantes das principais entidades comerciais e industriais do Estado. O comércio entre os dois países hoje inclui roupas, calçados e petróleo. A partir de agora será analisado também o intercâmbio de produtos e serviços nas áreas de construção civil, indústria têxtil, e de alta tecnologia, entre outras.


Na comitiva do secretário geral do governo vietnamita estarão 14 altos dirigentes, entre eles, o vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores, Pham Xuan Son; o vice-primeiro ministro de Governo, Nguyen Sinh Hung; o ministro de Indústria do Vietnã, Hoang Trung Hai; e o diretor do Ministério de Relações Exteriores, Pham Van Que, além do embaixador no Brasil, Nguyen Thac Dinh.


Entre as autoridades brasileiras, estarão presentes o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ivan Ramalho; o secretário de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Bueno; e o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Olavo Monteiro de Carvalho, além do embaixador do Brasil no Vietnã, Alcides Gastão Prates.

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.