Criada em 5 de agosto de 2005, a Câmara do Comércio Atacadista e Arma-zenagem de Café (CCAC) da Associação Comercial Industrial, Agropecuária e de Serviços (Acissp) de São Sebastião do Paraíso (MG), é um órgão de atuação decisória independente, que utiliza ao máximo o apoio da Acissp e das suas entidades federadas como: Federaminas, Fiemg, Fcemg e Sebrae-MG.
A CCAC foi criada com o intuito de unir os empresários atuantes no setor de comércio atacadista e armazenagem para o alcance de seus interesses comuns e fortalecimento da classe. Além disto, tem por missão proporcionar aos seus associados total assistência e apoio, tanto individual quanto coletivo, atendendo desde as necessidades gerenciais até as mais complexas operações internacionais.
Em seus 1 ano e 8 meses de funciona-mento a Câmara conta hoje com 33 empresas associadas e coligadas, entre as quais empresas de Paraíso e de outros municípios mineiros e paulistas.
A diretoria, no seu primeiro biênio (agosto de 2005 a agosto de 2007) é composta pelo presidente Sr. Gerson Pereira Salgado (São José Armazéns Gerais), pelo vice-presidente Sr. Antonio Maria Trovato (Comissária de Café Nova América), 1º secretário Sr. Fernando Montans Alvarenga (Armazéns Gerais Peneira Alta), 2º secretário Sr. Fernando Moura (Café Moura) e o atual presidente da Acissp, o Engº Ailton Rocha de Sillos.
Já nos primeiros meses de sua cons-tituição a diretoria esteve presente em vá-rios eventos, congressos e reuniões parti-cipando ativamente com idéias e opi-niões, mobilizando autoridades munici-pais, estaduais e federais quando neces-sário. Tem atuado formando grupos de trabalho para estudar e reivindicar me-lhorias para o setor. Conta com instalação física com secretária onde é monitorado uma dezena de sites na internet e toda e qualquer novidade é encaminhada aos associados por e-mail, estando a disposi-ção para o esclarecimento de dúvidas.
A CCAC conta também com página na internet (www.acissp.com.br/armazenagem_cafe.htm) atualizada com todas as mudanças que ocorrem na legislação do café, notícias do setor, mercado de café, fechamento diário das Bolsas de Mercadorias (Nybot, Londres e BM&F) e preço do café praticado na praça de São Sebastião do Paraíso.
As empresas que compõem a Câmara contam com uma capacidade instalada de cerca de 1.944.000 sacas e são respon-sáveis por um giro anual estimado em cerca de 2.558.000 sacas de café.
É natural que essa associação de classe tenha nascido em São Sebastião do Paraíso, até porque hoje este município exerce uma liderança expressiva nesse meio. Paraíso é uma cidade que conta atualmente com várias empresas que trabalham no ramo de café, com estru-tura de primeiro mundo para armaze-nagem e preparo, com maquinários modernos onde se processam os mais diversos tipos de café para consumo interno e exportação.
Os clientes das empresas são pro-dutores rurais que armazenam seu café com segurança, recebem assistência financeira como CPR’s, warrants, pre-paro de café para entrega física vendidos em Bolsas de Mercadorias, orientação técnica etc.
Destaque-se ainda os clientes pessoas jurídicas que, atraídas pela qualidade dos serviços prestados pelos Armazéns Gerais, acabam por se estabelecer como par-ceiros, entre elas estão grandes grupos Exportadores Nacionais e Multinacionais.
Algumas das empresas que fazem parte dessa associação. São Sebastião do Paraíso (MG):- Armazéns Gerais Peneira Alta, Armazéns Gerais Mundo Novo, São José Armazéns Gerais, Minas Paraíso Exportadora de Café, Café Mou-ra e Carol Com. e Exp. de Café; Cabo Verde (MG):- Cafeeira Verde Grão; Conceição Aparecida (MG): Super Safra Armazéns Gerais; Monte Belo (MG):- Armazéns Gerais Monte Belo; Nova Resende (MG):- Nova Resende Armazéns Gerais; Nepomuceno (MG):- Agyo Armazéns Gerais Yo; Campestre (MG):- Becafé; Itamogi (MG):- Cafeeira Leonel; Serra Negra (SP):- Quota Mille Com. Exp. e Imp. de Café.