19/09/2014
Componente importante da história e da cultura brasileiras, presente até em um dos símbolos oficiais do País, o brasão de armas, o café tem sua trajetória exposta na Câmara – na mostra Café do Brasil. Aberta ao público nesta sexta-feira (19), a exposição permanece no Salão Negro do Congresso até o dia 9 de novembro.
A mostra de fotografias apresenta uma linha do tempo com a trajetória do café, desde seu surgimento na Etiópia no século VI, até os dias atuais. Também serão expostos diferentes tipos de grãos de café, além de objetos históricos cedidos pelo Museu de Ribeirão Preto (SP).
Com curadoria do historiador Casimiro Neto, a exposição traz obras dos fotógrafos Guilherme Gaensly e Essio Pallone Filho. Gaensly retrata a indústria de café e as fazendas de São Paulo durante a virada do século XIX, enquanto Pallone Filho aborda fazendas de São Carlos, no interior paulista. Ainda fazem parte da exposição fotografias de profissionais do Sesc que apresentam o plantio atual de café orgânico em seis fazendas de São Paulo e em uma do Distrito Federal.
SERVIÇO
■Exposição “Café do Brasil”
■Período: 19 de setembro a 9 de novembro
■Horário: 9 às 17 horas
■Local: Salão Negro da Câmara dos Deputados
■Informações: 0800-619 619 / cultural@camara.leg.br
■Entrada franca