Nos últimos dias de janeiro, uma frente fria trará chuva mais abrangente e diminuição do calor ao Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Com a formação de um bloqueio atmosférico entre a Argentina e o Uruguai, o calor toma conta do Brasil pelos próximos dezdias. Durante as tardes, ocorrem pancadas de chuva especialmente entre a Mogiana e o sul de Minas Gerais.
Há potencial paragranizo em fazendas com maior altitude. Apesar do enfraquecimento da chuva comparando-se com as últimas semanas, aumidade do solo permanecerá elevada em todas as áreas produtoras.
Próximos Cinco Dias:
Com a formação de um bloqueio atmosférico entre a Argentina e o Uruguai, o calor toma conta do Brasil pelos próximos dezdias.
Durante as tardes, ocorrem pancadas de chuva especialmente entre a Mogiana e o sul de Minas Gerais. Há potencial paragranizo em fazendas com maior altitude. Apesar do enfraquecimento da chuva comparando-se com as últimas semanas, aumidade do solo permanecerá elevada em todas as áreas produtoras.
Previsão Estendida:
Nos últimos dias de janeiro, uma frente fria trará chuva mais abrangente e diminuição do calor ao Paraná, São Paulo e MinasGerais.
Nos últimos dias de janeiro, uma frente fria trará chuva mais abrangente e diminuição do calor ao Paraná, São Paulo e MinasGerais
Com a formação de um bloqueio atmosférico entre a Argentina e o Uruguai, o calor toma conta do Brasil pelos próximos dez dias.
Durante as tardes, ocorrem pancadas de chuva especialmente entre a Mogiana e o sul de Minas Gerais. Há potencial para granizo em fazendas com maior altitude.
Apesar do enfraquecimento da chuva comparando-se com as últimas semanas, aumidade do solo permanecerá elevada em todas as áreas produtoras.
Nos últimos dias de janeiro, uma frente fria trará chuva mais abrangente e diminuição do calor ao Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Com a formação de um bloqueio atmosférico entre a Argentina e o Uruguai, o calor toma conta do Brasil pelos próximos dez dias. Durante as tardes, ocorrem pancadas de chuva especialmente entre a Mogiana e o sul de Minas Gerais.
Há potencial para granizo em fazendas com maior altitude. Apesar do enfraquecimento da chuva comparando-se com as últimas semanas, a umidade do solo permanecerá elevada em todas as áreas produtoras.
Apesar da estiagem que atinge boa parte do Brasil, a maior parte das áreas de café do sul de Minas Gerais recebeu 40mm nos últimos dez dias.
A umidade do solo ainda está elevada, variando entre 80% e 90% da capacidade total em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e São Paulo. Pelos próximos sete dias, o calor predominará, porém alternando com pancadas de chuva.
O acumulado passa dos 70mm no Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais e varia entre 30mm e 50mm no interior do Espírito Santo, Zona da Mata e Cerrado.
Pancadas de chuva em grande parte do Brasil
Nesta terça-feira (18/12) ocorrerão pancadas de chuva em grande parte do Brasil. A chuva mais intensa ocorrerá no RS e pontos da Região Norte, especialmente, entre o AP, PA e AM. Também ocorrerão pancadas de chuva de forma mais localizada, mas que serão intensas, em SC, no PR, SP, sul e oeste de MG, parte de MT e entre o MA e CE.
18/12/2018:No sul de SP haverá nebulosidade variável com pancadas de chuva isoladas. no centro-norte e leste de MG, nas demais áreas do ES e no norte do RJ o sol aparecerá entre poucas nuvens. Nas demais áreas da região haverá nebulosidade variável com pancadas de chuva a partir da tarde. Temperatura estável.
19/12/2018:No norte do RJ, no ES e no leste e centro-note de MG o sol aparecerá entre poucas nuvens. Nas demais áreas da região haverá nebulosidade variável com pancadas de chuva isoladas. Temperatura estável.
CPTEC/INPE/MCTI
A chuva perde força em relação ao dia anterior nas áreas produtoras.
A chuva perde força em relação ao dia anterior nas áreas produtoras. Depois de uma manhã com sol entre nuvens, há previsão de pancadas de chuva com baixo acumulado no Paraná e na maior parte da Região Sudeste. Somente na Zona da Mata de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, o tempo permanecerá seco. No decorrer do fim de semana, a chuva ganha intensidade nas áreas produtoras de São Paulo e sul de Minas Gerais.
Pancadas de chuva localmente forte em parte do país
Nesta sexta-feira (05/02) haverá muitas nuvens e pancadas de chuva que poderão ser acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento no extremo norte do RS, oeste de SC, grande parte do PR, centro-sul de SP, sul do Pantanal, sul da Serra de Miracatu e sul de MS, centro-oeste de MT, sul de RR, grande parte do AM (incluindo Manaus), sudoeste e norte de RO, grande parte do PA, litoral do AP, norte da Ilha de Marajó. É importante comentar que entre o PR, MS, SP, GO, oeste da BA e sul de TO poderão ocorrer temporais localizados, acompanhados de muitas descargas elétricas e rajadas de vento. Embora seja pequena não se descarta a possibilidade para ocorrência de chuva isolada de granizo nas áreas citadas (acima) do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
REGIÃO SUDESTE
04/02/2016: No leste de SP, sudeste e leste de MG, no RJ e no ES: sol e poucas nuvens. No sul e noroeste de SP: nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. Nas demais áreas da região: nebulosidade variável e pancadas de chuva a partir da tarde. Temperatura estável. Temperatura máxima: 37°C no noroeste e norte de SP.
05/02/2016: No sul e sudoeste de SP: nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. No sul e leste de MG, no RJ e no ES: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: nebulosidade variável e pancadas de chuva a partir da tarde. Temperatura elevada. Temperatura máxima: 34°C no oeste de SP. Temperatura mínima: 16°C na Serra da Mantiqueira.
06/02/2016: No nordeste de MG: sol entre nebulosidade variável. No centro-leste de MG, no RJ e no ES: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: nebulosidade variável e pancadas de chuva a partir da tarde. Temperatura elevada.
Tendência: No norte e nordeste de MG e no ES: sol e poucas nuvens. No leste do RJ: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: nebulosidade variável e pancadas de chuva a partir da tarde. Temperatura estável.
CPTEC/INPE/MCTI
Atualizado 04/02/2016 – 10h29