A atuação de um corredor de umidade no centro do país alimenta as instabilidades sobre Minas Gerais, Alta Mogiana (SP) e Espírito Santo.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nos últimos sete dias o acumulado chegou a 170mm em algumas áreas entre Espírito Santo e Minas Gerais e em torno de 70 e 100mm entre sul de Minas e São Paulo.
O Paraná ainda tem déficit hídrico. Nos próximos dias, o avanço de uma frente fria deverá provocar chuva mais volumosa no
centro e sul do Brasil, incluindo o Paraná, onde o cumulado poderá alcançar os 70mm de chuva nos próximos 5 dias.
Chuva forte e temporais no RS
Na quinta-feira (03/01) o avanço de uma frente fria favorecerá a ocorrência de chuvas fortes e temporais na metade sul do RS desde as primeiras horas do dia. A partir da tarde ocorrerão pancadas de chuva também no norte do RS e em SC. Na maior parte do Centro-Oeste, em SP, em MG e no RJ ocorrerão pancadas entre a tarde e a noite que localmente poderão ser intensa. Na Região Norte, pancadas a qualquer momento do dia e entre o MA e RN ocorrerão chuvas isoladas.
03/01/2019:No norte e leste de MG, no ES e norte do RJ o dia será de sol e poucas nuvens. No leste de SP e do RJ o dia será de possibilidade de pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas da região o dia ficará com pancadas de chuva localizadas. Temperatura estável.
04/01/2019:No norte e nordeste de MG e no norte do ES o sol aparecerá entre poucas nuvens. Em SP e no oeste de MG haverá nebulosidade variável com pancadas de chuva isoladas. Nas demais áreas da região haverá nebulosidade variável com possibilidade de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde. Temperatura estável.
CPTEC/INPE/MCTI