Cafeterias sofisticadas ganham espaço em BH

30 de maio de 2006 | Sem comentários Cafeteria Consumo

Mais uma grande rede de cafeterias chega a Belo Horizonte, ainda neste ano. A cidade deve receber, até dezembro, as duas primeiras unidades mineiras da rede Fran’s Café, uma das maiores do país. Com a primeira loja em BH inaugurada no Diamond, em fevereiro deste ano, o California Coffee também prepara sua expansão e deve abrir outros quatro pontos nos próximos dois anos. O forte ritmo de crescimento já faz com que a famosa capital nacional dos bares possa ser chamada também de ‘Cidade dos Cafés‘. Se há cerca de cinco anos elas eram em torno de dez, segundo levantamentos do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte, hoje as cafeterias somam mais de 50 estabelecimentos, contabilizados os espaços dedicados também à literatura.


O gerente de Franquia do Fran’s, Milton Bill Frazon, adianta que a rede tem dois projetos para BH, que devem se concretizar até dezembro. ‘O primeiro é de uma loja de rua, com funcionamento 24 horas, em uma avenida de grande circulação. O segundo é de uma unidade dentro de um shopping, provavelmente o Diamond. Mas ainda estamos falando extra-oficialmente‘, detalha. Segundo Bill Frazon, cada loja deve consumir investimentos que variam de R$ 250 mil a R$ 300 mil e gerar entre 15 e 20 empregos. A rede também tem interesse em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, mas ainda não há prazo ou local definidos. O Fran’s tem mais de 90 endereços no país e um faturamento anual estimado em R$ 34 milhões.

Há três meses no Diamond, o proprietário do California Coffee, Luís Borba, já prepara a expansão da rede para quatro outros pontos da cidade. ‘Devemos abrir nos principais shoppings de BH em no máximo dois anos‘, adianta Borba, primeiro franqueado da marca na capital mineira, sem divulgar o valor investido.


‘O mercado em BH ainda tem muito espaço, mas tem de ser algo diferente, não pode ser o trivial. Nós, por exemplo, temos quase 40 produtos a base de café, entre quentes e gelados. Compramos os grãos de oito fazendas selecionadas, apenas safra que é para exportação‘, explica Borba.


Já a Starbucks, mais famosa rede de cafeterias do mundo, que confirmou a inauguração de sua primeira loja no país, em São Paulo, nos próximos 12 meses, ainda não definiu se vem ou não para Belo Horizonte. Segundo a Assessoria de Comunicação da rede, há planos de expansão no país, mas a Starbucks ainda está avaliando o mercado.

Com a experiência de quem conhece o mercado belo-horizontino há dois anos e meio, a proprietária do Ah! Bon, Ana Carolina Andrade, avalia que o consumidor vem demandando um produto diferenciado. ‘Antes o próprio mercado não dava valor à qualidade do café como hoje‘, aponta, destacando que a cafeteria, que também é restaurante, tem um blend exclusivamente desenvolvido para a marca. São duas lojas, uma no Pátio e outra em Lourdes.


Para o presidente do Sindicato de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte, Paulo Pedrosa, a tendência é de crescimento e sofisticação. ‘As cafeterias estão se sofisticando, não vivem só do café. São também um local para reunir amigos, bater papo, assinar um contrato‘, resume.

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