Apesar do calor típico do Nordeste, franquias estão apostando na Região
RECIFE Antigo acaba de recebe 1a loja da Delta Expresso
SARAH ELEUTÉRIO
Mais do que um cafezinho. Os coffee shops, ou lojas especializadas em café, oferecem, cada vez mais, doces, salgados, bolos e, o melhor, a oportunidade do bate-papo em um ambiente requintado. Essa pode ser uma das razões para o crescimento do mercado de franquias de cafeterias em todo o País, o que é observado pela chegada de redes internacionais e ampliação das lojas brasileiras. E Pernambuco já sente esse aquecimento, oferecendo, pelo menos, quatro grandes marcas de cafetarias.
No Recife e Região Metropolitana, os consumidores de cafezinho já contam, há pelo menos cinco anos, com um aquecimento no ramo de cafés e companhia, com grandes lojas especializadas, como São Braz, Casa do Pão de Queijo, Rei do Mate e Delta Expresso. Este último, por exemplo, ganhou uma nova unidade, recentemente, no bairro do Recife Antigo, e está abrindo mais uma loja no Plaza Shopping, no bairro de Casa Forte, no Recife.
É com uma sala climatizada, som ambiente, livros e revistas à disposição do cliente, que a franquiada da primeira loja de rua da Delta Expresso, no Recife Antigo, Kátia Advíncula, recebe seus clientes. O café, apesar de ser o carro chefe do empreendimento, é apenas um detalhe, segundo Kátia. “O que as pessoas procuram vai além do cafezinho. Elas buscam por um ambiente agradável e aproveitam para fazer ‘happy hour’ e conversar”, contou Kátia.
De acordo com João Barbosa, uma dos proprietários da marca Delta Expresso, Recife foi a localização experimental da empresa, que dispõe de quatro unidades. “Começamos na capital pernambucana por saber que seria um dos mercados mais difíceis, pela falta do costume de consumo de café. Mas, em quatro anos, acompanhamos a expanção desse público e agora pretendemos abrir lojas em todo o País”, contou.