Cafeterias do México fracassam por falha na localização

30 de agosto de 2008 | Sem comentários Cafeteria Consumo

Cafeterias do México fracassam por falha na localização


O negócio de café, especificamente as cafeterias, tem um forte potencial de crescimento no México, principalmente por que os consumidores ainda não têm muito costume de tomar café, afirmam especialistas no setor.


Sem apreensão, para que o negócio tenha um resultado desejado, deve encontrar um bom local, oferecer novas opções e agregar valor.


Por exemplo, no México, mais de 4 de cada 10 empresários que abrem alguma cafeteria perdem o investimento. O local da cafeteria é a chave para que este tipo de negócio tenha êxito.


“A maioria dos empresários toma a decisão de abrir uma cafeteria, porque encontra um lugar rentável, sem realizar previamente um estudo de mercado ou ter conhecimentos necessários de capital de giro, ainda que seja de forma mais simples ou mínima” afirmou o gerente da Expo Café, Marcos Gottfried.


Ele destacou a importância de ter uma capacitação necessária para empreender um negócio de qualquer tipo, sobre tudo, porque o investimento inicial provém de uma herança, de um empréstimo familiar ou de um empréstimo bancário.


De fato, por sua fácil operação e êxito aparente, o negócio de cafeterias é um dos mais imitados e procurados pelos empresários mexicanos.


“É a típica história: encontram um local rentável, se juntam com outro sócio, somam em torno de US$3,9 mil, compram uma máquina e equipamentos, sem fazer nenhum curso. E depois de três meses não sabem o que fazer”, afirmou Gottfried.


Ele explicou que a localização de um negócio se determina com base a um estudo independentemente do giro do negócio e seu tamanho, porque a idéia é conhecer a futura aceitação que terá o produto no mercado e, sobretudo, a competência.


Também Gottfried recomenda fazer cursos para melhorar ou inovar o produto. Por exemplo, as novas cafeterias estão oferecendo inovadoras misturas de café, gelados, sanduíches e saladas.


Ele acrescentou que outros fatores que faltam são a ausência de capacitação para operar o negócio e o escasso valor agregado que contribuem, caracterizado pela alta competência.


Nos últimos 10 anos, o México tem duplicado o consumo de café per capita, apoiado pela expansão de cafeterias.


As informações partem de agências internacionais.


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