fonte: Cepea

CAFETERIA – Varejo brasileiro cresce 4% em maio

15 de julho de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: Mercado & Consumo

15/07/2009 As vendas do varejo brasileiro tiveram em maio uma expansão de 4% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com números divulgados pelo IBGE. Mais uma vez, o destaque ficou para o segmento de Hiper, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo, com um crescimento de 6,7%. “O setor vem crescendo por conta do aumento da massa salarial da população e pela desaceleração da inflação dos alimentos”, comenta Alberto Serrentino, sócio sênior e diretor da GS&MD – Gouvêa de Souza. “O setor deverá continuar a impulsionar o desempenho do varejo como um todo ao longo de 2009”, diz. No acumulado de janeiro a maio, o setor cresceu 6,5%, também acima do acumulado do varejo total, de 4,4%.


No que deve ser a tendência para o segundo semestre, os segmentos dependentes de crédito vêm apresentando um desempenho mais contido. É o caso dos Veículos e motos, partes e peças, com alta de 4%. Móveis e eletrodomésticos teve uma retração de 6,3%, resultado melhor que os -9,8% de abril. “Convém lembrar que a base de comparação é muito alta, já que o segmento apresentou expansão de mais de 15% nas vendas ao longo de todo o primeiro semestre de 2008”, explica.

Já a categoria Outros Artigos de uso pessoal e doméstico, que reúne grandes lojas de departamento que comercializam eletrodomésticos, apresentou o maior crescimento setorial no mês: 11%. Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, por sua vez, teve expansão de 5,2%, bem abaixo dos 27,6% e dos 18% de abril e março, respectivamente. Esse foi o menor crescimento desde janeiro de 2005. “Mas é preciso aguardar para saber se esse patamar de crescimento é uma nova realidade ou se foi apenas uma desaceleração causada pela migração de recursos para outras categorias de consumo”, pondera Serrentino.

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.