Bar Brasil terá novidades como o chocotone com molho de café e a salada de
macarrão com shoyu
Tokyo – ipcdigital.com e Media Brazil
É fato que o café é uma das bebidas
mais consumidas no mundo depois da água. Cerca de um bilhão de pessoas tomam
café todos os dias, conforme levantamento da Associação Brasileira da Indústria
do Café (Abic). Como maior produtor mundial, o Brasil tem papel importante neste
mercado e apresentará outras formas de consumo do café durante a Foodex Japan
2009, a maior feira internacional de alimentos e bebidas da Ásia. Os visitantes
poderão degustar receitas elaboradas com café especialmente para o evento, e
também com ingredientes como shoyu, massas e doces.
Petiscos, sucos e mini-drinks serão oferecidos no Bar Brasil, localizado no
estande do Brasil, coordenado pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção
de Exportações e Investimentos). A degustação será comandada pela engenheira de
Alimentos, cafeóloga e barista Eliana Relvas. Ela criou para a Foodex 2009 o
molho de café para chocotone – bolo tradicionalmente consumido no final de ano
no Brasil, com recheio de chocolate. Geralmente a cobertura do bolo é de
chocolate, mas essa mistura inusitada com café, normalmente servido como bebida,
é o resultado da criatividade brasileira. Além da cafeína, o café contém
substâncias importantes ao organismo como minerais (potássio, ferro e zinco) e
antioxidantes, podendo auxiliar na prevenção de doenças físicas e mentais, de
acordo com a Abic.
A salada de macarrão de trigo com shoyu também é outra inovação. Tanto o
macarrão como o shoyu são feitos por empresas do Brasil. Ainda com massa, outra
receita será a lasanha com recheio de sardinha e catupiry. Tradicionalmente
preparado com carne, Eliana criou essa mistura entre o peixe, bastante consumido
pelos japoneses, e o catupiry, queijo processado de origem brasileira.
Outra delícia servida será o brigadeiro – doce típico do Brasil, feito com
achocolatado brasileiro. Todos os produtos estarão sendo negociados por 30
empresas brasileiras com os compradores e distribuidores asiáticos presentes na
Foodex. A participação brasileira terá também itens como própolis, carne bovina,
aves, refrigerantes, temperos, produtos de limpeza, sucos de frutas, balas,
vinhos, espumantes, brandies, molhos, sorvete, queijo, palmito, chocolate,
cachaça entre outras opções. O estande tem o apoio da Embaixada do Brasil.
SERVIÇO
A Foodex Japan 2009 será realizada de 3 a 6 de
março, no Makuhari Messe, em Chiba. Mais informações em inglês no
endereço:
http://www2.jma.or.jp/foodex/en/index.html