Os 10 Pontos Essenciais – Palestra apresentada durante o 17º ENCAFÉ – ABIC – Presentation Transcript
Os 10 Pontos Essenciais… Gerindo com sucesso um empreendimento de cafés especiais Princípios mundiais para ter lucro no varejo Bruce Milletto Presidente Bellissimo Coffee InfoGroup American Barista & Coffee School www.espresso101.com www.coffeeschool.org ENCAFE-09 ENCAFE-09 Brasil
Como alcançar o sucesso… Não importa que seja os EUA ou o Brasil- Necessário utilizar os princípios de bom senso! Explicar tudo de maneira clara e detalhada Alguns item serão muito mais importantes que outros, mas todos os 10 precisam ser executados para maximizar as suas chances de sucessoe, em última análise, de lucratividade. Não se deixe enganaras atividades de café são um negócio de serviços alimentícios Os serviços alimentícios tem a mais alta taxa de fracasso do que qualquer outro negócio 9em geral citado como 95%)
O varejo de café mudou tremendamente na última decada O cardápio sofreu as moiores modificações nos últimos 10 anos / Os consumidores querem mais variedades e os operadores precisam de mais centros de lucro Os tipos de operação mudaram – o setor amadureceu no mundo inteiro Com o aumento da concorrencia só podemos nos dar ao luxo de errar menos
Como consultores …os maiores erros que vemos sãos : Seleção medíocre do local Locação negociada de maneira inadequada Café ruim !! (produtos opacos e sem gosto) Pouco ou NENHUM marketing do negócio Cardápio não inovador com muitos centros de lucro Compra de pacotes errados de equipamentos Política de contratação de pessoal deixam a desejar – Atendimento aos clientes horroroso ou medíocre Falta de controle dos fundamentos do negócio (despesas) Estabeleça-se foras das cadeias (de lojas de café)
As operações tem que ficar à frente de nosso setor que está em constante e rápida mudança Os grupos de discussão se tornaram muito mais importantes Leia livros, veja vídeos, internet, participe de exposições, assine revistas especializadas Mantenha-se atualizados sobre os sites mais recentes – leia o que publicam sobre o que as pessoas estam dizendo sobre o setor – www.baristaexchange.com Seu plano de negócios tem que ser tratado com um “trabalho em andamento”
Os 10 pontos Essenciais
#1 – Planejamento do negócios Entenda de onde veio o setor e para onde ele vai Planeje o conceito e analise com cuidado o potencial financeiro Quais são os seus objetivos de curto e longo prazo?
#2 – Encontre excelentes locais e assine contratos de locação bem preparados CONHEÇA O SEU CLIENTE ! Aspectos demográficos: Procure local com população significativa em corredor de tráfego importante. Sua planta física: Boa visibilidade? Fácil acesso? Tamanho e atuais condições do imóvel? Negocie uma locação que se enquadre ao seu modelo de negócios – a renegociação deve ser levada em conta em tempos de desaceleração econômica.
#3 – Crie um projeto ergonômico forte Seu projeto: É esteticamente agradável E se enquadra ao seu conceito? Sua ergonomia: Tem de trabalhar para seus clientes/ quais são as necessidades deles? O layout funciona para seus funcionários? Selecione os equipamentos certos para seu conceito e volume projetado de uma empresa conceituada e orientada para prestação de serviços
#4 – Crie um ambiente diferenciado e atraente Vivemos em uma era de estilos de vida e experiências! Seu cardápio ditará o seu local Iluminação –pequenos objetos de uso- mídia- música –arte –branding – logotipo – materiais- sinalização –etc. Você deve se distinguir dos outros Projete seu ambiente para o tipo de cliente que quer atrair
#5 – Seu cardápio Quais os itens que você servirá? Eles são criativos? Funcionarão com seu conceito? Selecione produtos e receitas com cuidado – o que a concorrência está fazendo e para onde vai o setor? Cardápio de sorvetes, almoços rápidos, cerveja & vinho / De noite Análise de custos – você está lucrando ou perdendo $ em determinados itens?
#6 – Contratar da maneira certa; Excelente programa de treinamento para seus funcionários Ao contratar, considere aparência, maturidade, ética no trabalho & postura … Paixão pelo café & pelo setor? Entendem o café – podem transmitir aos nossos clientes? O treinamento é essencial: habilidades adequadas no atendimento aos clientes, preparo de alimentos e bebidas & sistemas operacionais, vendas de produto de topo de linha [up selling]? Esse é o maior erro que operações faz – ponto!
#7 – Apresentar Excepcional Serviço de Atendimento a Clientes Lidere e ensine seus funcionários pelo exemplo Tem de ensinar atendimento ao cliente – vá para trás do balcão! Sempre foque nas necessidades do cliente em primeiríssimo lugar
#8 – Seja o gestor do seu negócio Supervisione todos os aspectos. Supervisione a qualidade e os procedimentos corretos no preparo do café e manuseio dos alimentos Vigie os desperdícios & fique de olho nos furtos. Observe e garanta os conhecimentos do barista sobre café Insista na limpeza e na manutenção da loja como um todo
#9 – Nosso marketing é essencial Como independente, considere diversas técnicas de marketing de guerrilha Utilize a Internet em seus negócios – É importante ter o seu próprio site. Considere alianças com outros negócios e estabelecimentos Crie promoções que FUNCIONEM para a sua área e situação Use o seu sistema de ponto de venda ao potencial máximo / cartões de acesso – base de dados etc. Lembre-se de quase TODOS os aspectos do seu negócio são marketing
#10 – Sistemas Operacionais Orçamentos & Controles de Custo Crie sistemas tanto para os funcionários quanto para a administração Crie um manual do empregado / A ser lido e assinado na admissão (maneira positiva de aprender/ entender as políticas & procedimentos da empresa) Estabeleça orçamentos e controles de custo: saiba o custo das mercadorias e mantenha um olhar cuidadoso na mão- de-obra & em todas as outras despesas operacionais
Em 2009 NÃO há lugar para erros na gestão de operações de varejo Você sabe que PODE competir… Entenda – você só sobreviverá e crescerá se estiver alerta para cada uma das áreas de sua operação As pessoas não vão parar de tomar café e de ter a necessidade de um terceiro lugar (se possível, o SEU bar de café) Agora mais do que nunca trabalhe de maneira inteligente e com um Plano!!!
Os 10 pontos essenciais Bruce Milletto Bruce@bellissimo.net Bellissimo Coffee InfoGroup American Barista & Coffee School ENCAFE- BRASIL 2009 WWW.espresso101.com WWW.