O ambiente da cafeteria soma muito na experiência dos clientes e pode até atrair novos visitantes para o local.
Fonte: Nafinia Putra / Unsplash Link: https://unsplash.com/photos/Kwdp-0pok-I
Segundo a Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo e essa é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, ficando atrás apenas da água.
O grande sucesso do café faz com que muitos empresários apostem nesse mercado e dentre as escolhas para investimento estão as cafeterias. Estima-se que existam 3,5 mil estabelecimentos desse tipo no Brasil, de acordo com um estudo do Instituto de pesquisa Euromonitor, e a tendência é que esse número suba a cada ano.
Além de servir um café saboroso, feito a partir de grãos selecionados, o ambiente da cafeteria faz toda a diferença na experiência dos consumidores e pode, inclusive, atrair mais clientes para o negócio.
Por isso, é fundamental investir em uma decoração que seja atrativa para os visitantes e que esteja de acordo com a proposta do estabelecimento.
Em um de seus artigos publicados no site especializado Mago de Casa, a decoradora Marcela Campos explicou que as cafeterias podem seguir muitos estilos de decoração. “Porém, hoje em dia as que possuem um toque mais aconchegante e trazem uma decoração simples, mas sofisticada, são as que mais se destacam”, afirma.
E muitas são as peças que conseguem deixar a cafeteria mais bonita e compor toda a estética do ambiente de maneira muito positiva, a começar pelas mesas e cadeiras. Essas duas peças são indispensáveis nesse tipo de estabelecimento, mas, além de serem utilizadas para que os clientes apreciem o café, elas ainda podem somar na decoração.
Vale muito a pena incorporar na cafeteria mesas e cadeiras que tenham um design diferenciado e inovador. Essas podem ser feitas em tons neutros ou marcantes, porém, acima de tudo, devem ser confortáveis.
A iluminação do ambiente é mais um ponto na decoração desse espaço que não deve ser deixado de lado e para isso pode-se escolher entre dois estilos.
Pensando em criar um local mais aconchegante e de relaxamento, as luzes baixas e em tons amarelados são as mais indicadas. Caso esse seja um estabelecimento mais frequentado por empresários e que tenha um cunho de trabalho, então as lâmpadas claras e mais intensas são melhores.
E para compor a iluminação pode-se investir em luminárias, lustres, pendentes, abajures, arandelas e até fitas de LED, que estejam de acordo com a tendência decorativa do espaço.
Decorar as paredes da cafeteria também é importante, mas deve-se tomar cuidado para não exagerar.
Nelas podem ser incluídos quadros que remetam ao café, um cardápio com as opções de bebidas disponíveis e nichos e prateleiras. Nas prateleiras pode ser interessante incluir itens à venda como pós de café que sejam mais diferenciados e exclusivos do local, xícaras e afins.
E além de deixar o ambiente decorado e pronto para receber os clientes, invista em um bom treinamento para que os funcionários realizem um atendimento acolhedor e satisfatório.