CAFETERIA – McDonald’s sai em busca da classe C

4 de novembro de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: Valor Econômico

Mercado & Consumo

O McDonald’s está em busca de endereços mais próximos da classe C no Brasil, que ganhou prioridade nos planos de expansão da maior rede de fast-food do mundo. Diferentemente dos Estados Unidos, onde o grande público da rede de hambúrgueres está na base da pirâmide social, o McDonald’s sempre foi mais elitista no Brasil. E isso se explica pelas diferenças estruturais do mercado consumidor de cada país. A participação da classe C nas vendas do McDonald’s ainda gira em torno de 20%.

A empresa não divulga projeções, mas afirma que esse percentual vai crescer devido às estratégias implementadas pela cadeia de fast-food. Além de abrir unidades em locais populares, o McDonald’s lançou uma plataforma de produtos e preços para a classe C, que permite oferecer menus por até R$ 6, seja de sanduíches ou sobremesas.


O McDonald’s também pretende reforçar sua presença no Brasil no mercado de cafés. Nos Estados Unidos, a rede de fast-food causou estragos à concorrência, em particular à Starbucks, ao entrar de forma agressiva no segmento. O segredo do McCafé foi vender expressos mais baratos, além de incluir bebidas geladas e café da manhã. No Brasil, a implementação dessa estratégia está a todo vapor: neste ano, estão sendo abertos dez novos McCafés, sempre dentro dos restaurantes. Existem operações de café em apenas 10% da rede atualmente. Para o McDonald’s, as cafeterias têm um ingrediente especial: as margens de lucro são mais altas.

Como a estratégia da rede é vender hambúrgueres a preços populares, as operações de café dão o contrapeso, equilibrando as margens dos restaurantes. Após a aquisição das operações no Brasil, a Arcos Dourados voltou a acelerar as inaugurações. Neste ano, serão abertos 24 restaurantes, elevando o total para 577. Devido ao longo litígio com um grupo de franqueados no Brasil na primeira metade desta década, o McDonald’s deu prioridade às lojas próprias. Hoje, apenas 25% das unidades do McDonald’s pertencem a franqueados, mas a rede voltou a dar concessões no país. Dos 24 restaurantes abertos neste ano, 10 são de franqueados.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.