Depois de ganhar status de bebida nobre, o café torna-se protagonista de ação beneficente
Segurar uma xícara que exale o aroma de um café bem preparado sempre foi algo apreciado pela grande maioria das pessoas, já que não há nada mais presente às mesas da população do país ou balcões de padarias do que o famoso café com leite. Porém, o pequeno espaço ocupado pelo café antigamente foi transformado. Hoje, o status conquistado pelos grãos é o de ingrediente nobre, cercado por glamour. Não é à toa que o Brasil é o maior produtor mundial de cafés, ou seja, responsável por 30% do mercado internacional, valor equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores, e o segundo maior consumidor da bebida, de acordo com a ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café.
Toda a importância dada aos grãos teve como resultado uma data comemorativa, o Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio. Para a data, o Estação 5, a maior rede de cafeterias com lojas próprias em São Paulo, e o Café do Centro, uma das maiores e mais tradicionais torrefadores de cafés gourmets do Brasil, promovem uma ação social na qual o café será a principal estrela. A idéia é reverter toda a renda conquistada com as vendas de café e bebidas preparadas com o ingrediente em cada um dos 15 pontos-de-vendas Estação 5 presentes nos melhores shoppings da cidade, a uma instituição em especial, a FADA – Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Autista Mercedes de Andrade Martins. A expectativa das empresas é de que cerca de cinco mil cafés sejam servidos durante todo o dia. Outra instituição beneficiada com a ação é a ONG Da Mata Brasil. Isso porque todos as pessoas que contribuírem com a ação serão presenteadas com uma pulseira produzida com grãos de café. “O melhor de comemorar o Dia do Café é que beneficiaremos duas instituições importantes ao mesmo tempo. O brasileiro costuma ser muito solidário, por isso, nossa ação tem tudo para ser um grande sucesso”, contam as proprietárias da rede Estação 5.
A aposta nos cafés gourmets para essa ação está relacionada com o bom momento pelo qual passa a bebida. Hoje, todo o glamour e qualidade conquistados fizeram com que surgissem, inclusive, profissionais especializados na área, os famosos baristas. Experts no preparo do café, o barista tem conhecimento completo sobre o ingrediente. Para sua formação, estudam a história do café, seu cultivo, tipos de grãos e origens. “Não tenho dúvidas de que a atividade desses profissionais tem contribuído não só para o aumento da qualidade do produto como para a formação de consumidores exigentes e conhecedores de uma boa bebida de café”, afirma Fabio de Moraes, gerente de marketing do Café do Centro.
Mais sobre as empresas:
O Estação 5, considerada a maior rede de cafeterias com lojas próprias de São Paulo, nasceu em 1997 e possui 15 unidades em operação em shoppings nobres de São Paulo. A idéia de abrir uma cafeteria teve início com uma das sócias, Gisele Ethel, que abriu uma unidade no Shopping Tatuapé. Alguns meses depois, as irmãs Vera Lúcia Teixeira e Rita Bairão, juntaram-se ao empreendimento, que tem conceito de cafeteria executiva, ou seja, a empresa acompanha a correria dos clientes, que apreciam um café de qualidade, mas tem dia-a-dia dinâmico e não podem perder muito tempo. A idéia é que passem pela cafeteria entre uma reunião e outra para relaxar e repor as energias, tudo isso aliado ao atendimento personalizado e único.
Já o Café do Centro completa 90 anos em grande estilo. A empresa nasceu em 1916, no centro nobre de São Paulo. A primeira instalação da empresa, na Travessa do Commércio, era um ponto de referência inconfundível, que perfumava esse trecho da cidade. Produzidos em fazendas de seis regiões do país com qualidade comprovada, o Café do Centro é a única torrefadora que possui classificação de origem para os grãos que produz. São elas: Mogiana, Paraná, Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Pernambuco e Bahia. Os cafés da marca podem ser degustados nos melhores restaurantes e cafeterias da cidade, em novas e sofisticadas versões: gourmet e premium. Como marca pioneira no Brasil começa a especificar em todas as suas embalagens a origem dos grãos, tipo de bebida, acidez e ponta de torra dos cafés. Já no século 21, o Café do Centro evoluiu e lança a linha de cafés orgânicos, seguindo a tendência de produtos naturais e de proteção ao meio ambiente. A linha de saches chega para oferecer em casa o café expresso dos restaurantes, inclusive nas versões descafeinado e orgânico